segunda-feira, 29 de junho de 2009

Filosofia é inspiração

Estou aqui lendo um mais um texto filosófico, no caso, Kant, e parei para me perguntar por que ler Kant, Platão, Nietzsche, entre outros é tão importante, e pensando um jeito de tornar a filosofia mais prática para que todos percebam sua importância.
Homens que transcendem sua existência e que são lembrados como homens além de seu tempo, indivíduos que mudam e transformam a sociedade e seu meio de vida para sempre, devem ser estudados, não apenas para nos deslumbrados com seus feitos, e sim para REPLICARMOS SUA FORÇA DE VONTADE. Vocês poderiam me perguntar que força de vontade? Força para ir além, força para ir contra uma ordem vigente, mais ainda, força para pensar no todo em vez de em si mesmos. Olha, tem muitos professores e estudiosos em filosofia que não percebem isto, ler filosofia não é ficar restrito a determinado pensamento ou idéia, é perceber a força transformadora por detrás das letras, das frases e do conhecimento.
O conhecimento é passageiro, a sabedoria é mutável, verdades são verdades dependendo da referência de sua realidade, mas a força de transformar é deslumbrante. Este é um ponto primordial em minha vida, a aceitação de um Deus que influencia nossas vidas é a aceitação de uma verdade. O homem não foi constituído para aceitar verdades, nossa razão é questionadora e inquisitória, ela quer sempre mais. O paraíso deve ser um saco, imaginem todos iguais, partilhando um mesmo ideal, que monotonia, não quero viver isto, não consigo enxergar o paraíso que não seja aqui mesmo na terra, temos todas as condições para o encontrarmos em cada esquina deste planeta e em cada minuto de nossas vidas.
A razão amplia nossos horizontes transformando a vida de quem tem visão ilimitada.
Chegamos ao ponto principal: o que é ser alguém diferente? Pessoas que deixam suas marcas para a eternidade são pessoas que pensam no todo, que deixam suas vidas restritas para pensar nos problemas gerais.
Acho que a força de mudar a realidade em nossa volta e de mudar o universo se for preciso está dentro de cada um de nós, temos este poder, mas preferimos ignorá-lo pela sua dificuldade de implantação. Nossos problemas cotidianos não deixam nossa visão ir além do nosso quintal, que pena, pois, todos, temos a capacidade de enxergar além de nossa cidade, país, continente, mundo, e mais importante, de nossas vidas.
O filósofo é aquele inquieto, está sempre buscando e querendo mais. Replicar esta impaciência é um dever do filósofo. Nem todos realizarão obras maravilhosas, mas a multiplicação desta força de vontade aumentará e trará mais possibilidades para o surgimento de idéias inovadoras e que poderão transformar e melhorar a realidade.
Para mudarmos o mundo e em conseqüência nossas vidas precisamos pensar além, perceber que a força da mudança está dentro de cada um de nós. Pois é, ler filosofia não é apenas admirar estes caras geniais, é também, inspiração, perceber que, todos podemos e devemos fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário