terça-feira, 6 de abril de 2010

As teorias sobre a Homossexualidade

Sempre evitei escrever sobre este tema, não que tenha qualquer preconceito ou receio, mas porque nunca tive uma opinião formada sobre o tema. O mesmo acontece sobre o Aborto, não tenho embasamento suficiente para ser contra ou a favor. Entretanto, este artigo visa somente esclarecer algumas teorias naturais sobre o tema embasado no livro Além de Darwin.
Existem atualmente duas teorias sobre a origem do homossexualidade. A primeira teoria é que a homossexualidade é estritamente psicológica, ou seja, que os eventos necessários e a escolha feita para um ser desejar outro ser do mesmo sexo é estritamente psicológica. Neste caso a cultura, família e a sociedade como um todo favorece ou não o aparecimento dos mesmos.
Tudo na natureza tem uma explicação ou função. De acordo com a teoria da evolução a natureza é formada por um sistema aleatório de eventos que poderíamos chamar de caos. Dentro deste ambiente somente progridem eventos cujos resultados são necessários ou que possuam alguma função neste conjunto, dentro deste aspecto é que surgiu a segunda teoria, pois algumas observações relataram que o número de indivíduos homossexuais entre humanos sempre foi constante ao longo do tempo, em diferentes sociedades e também na maioria dos seres vivos vertebrados terrestres. Portanto se existem outros seres vivos homossexuais que não somente o Homo Sapiens, então deve haver alguma função natural para isto ou pelo menos alguma explicação natural de sua existência.
A segunda teoria é que exista um gene no DNA de cada ser, responsável pela manifestação de desejo entre seres do mesmo sexo, o processo neste caso seria natural, com função para o meio ambiente e para a perpetuação da espécie. Vamos voltar um pouco, se realmente existir um gene responsável por isto (nada foi provado ainda) então o homossexualismo tem alguma função importante para a sobrevivência da espécie, não esqueçam que tudo somente continua na natureza se tiver alguma função para a natureza ou para o ambiente que está inserido. No entanto como a relação entre dois indivíduos do mesmo sexo pode ser importante para a perpetuação da espécie se eles não poderiam procriar e neste caso estariam colaborando para a não perpetuação da mesma? Muitos estudos começaram a ser feitos sobre isto e recentemente o pesquisador italiano Andrea Camperio Ciani desenvolveu uma teoria baseada em pesquisas na descendência da família de homossexuais e é bastante simples: se a seleção natural não podou a homossexualidade, pode ser que os componentes genéticos por trás dela tragam algum tipo de vantagem reprodutiva, por mais paradoxal que isso soe.
Mães e tias de homossexuais masculinos são mais férteis que a média das mulheres. Pela teoria estas mães sentir-se-iam mais atraídas pelo sexo oposto e, portanto tenderiam a ter mais filhos. Assim como conseqüência de mais descendentes, mais probabilidade desses genes se propagarem pela população. O efeito disto é que a natureza, visando impedir que houvesse pouca diversidade de DNA, devido ao grande número de filhos, gera alguns com tendência a homossexualidade impedindo que um número ainda maior de descendentes se propagasse.
Pode parecer maluquice mais explica de certo modo a função da homossexualidade na população ativa de alguns seres vertebrados.
É bom lembrar que este estudo não é conclusivo e apenas tenta explicar a continuidade de homossexuais em população de seres vivos. O que acham?

3 comentários:

  1. Será mesmo que tudo que permanece na natureza tem uma função? Acredito em uma causa biológica para o homossexualismo mas se for, de fato, uma caracterísca genética, considero pouco provável encontrar uma função natural para tal. Podemos encontrar características genéticas que se repetem sem benefício ou função alguma para a natureza ou para a sociedade,apenas existem e continuam existindo. A exemplo temos a anemia falciforme(hemácias em forma de foice),a síndrome de Down e o albinismo, todas características de origem genética que se repetem nas novas gerações sem função específica natural aparente,gerando indivíduos mais vulneráveis.Acredito que no atual estágio de desenvolvimento científico e social no qual nos encontramos, a seleção natural já não mais se aplica.Hoje,somos capazes de driblar as dificuldades impostas por características limitantes à sobrevivência do indíviduo no passado.Desta maneira,as caracteríscas genéticas são mantidas,atulmente,sem a interferência da seleção natural,boas ou más,funcionais ou não.Assim, acredito que o homossexualismo é uma característica nem boa nem má e que não precisa de uma função determinada para existir e manter-se na natureza e na sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Também não possuo nenhuma opinião formada sobre o assunto. Mas por alguns homossexuais que conheço acredito que os mesmo se aplicariam na teoria relacionada ao psicológico, por terem sofridos abusos sexuais e/ou tiveram problemas com o pai. De qualquer modo, não posso generalizar minha opinião baseado nesses casos.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal. Interessei-me no assunto. Sou homossexual não assumido. Tenho 23 anos e acho que me descobri com 10 anos de idade. Era meio que "normal" pensar que gostava do afago masculino bem antes que os outros garotos me falassem isso. Mas como isso não condiz, eu vou falar uma pequena teoria sobre a homossexualidade masculina. Segundo eu acho, a genética diz que se você tem 2 filhos homens, um deles vai ser gay. Tenho tido experiencias e na maioria dos casos ( e acontece no meu caso) um dos filhos serem gays. O que acham? Seria uma seleção natutal ? aguardo comentários.

    ResponderExcluir