segunda-feira, 15 de junho de 2009

Razão?

Tenho tido até hoje em minha vida uma certeza: que a razão sempre me levaria mais longe que a emoção, sempre tive a sensação que a emoção viria do instinto e por isto não poderia nos trazer nada melhor que a razão.
A emoção enfraquece o homem, o torna mais fraco, o torna animal outra vez. A fuga do instinto traria o homem à razão e a transcender do corpo, da matéria e tornando-o um Deus.
Mas fico aqui imaginado um homem apenas com razão e não consigo chegar a um resultado, no mínimo, satisfatório, acham mesmo que a razão tornaria o homem melhor? Pode ser, mas ela sozinha não nos levaria a lugar nenhum, falta algo que impulsione esta razão, que a faça transcender nossas vidas, nosso mundo e nos aproximarmos das estrelas e do universo. O homem é sempre inquieto, sempre quer mais, e isto não me parece racional.
O homem não seria nada sem algum sentimento que o faça se deslumbrar com as coisas a sua volta, esta vontade de fazer um mundo melhor, fazer algo a mais. Isto não pode vir da razão, ela nos diria que não precisamos disto. A inquietude de sempre querer mais, de sentir mais, de conquistar mais, de tornarmos mais que somos, vem de outra coisa, vem da paixão, da paixão de querer mais, de buscar mais, de viver mais, de realizar mais, de nos tornar melhores.
A paixão nos move, nos faz ultrapassar os obstáculos, ela nos transforma em seres humanos, neste complexo ser que mistura razão e emoção, se esta paixão vem de Deus? Não sei, e no momento não me interessa saber de onde vem, mais que ela nos torna melhores, isto me parece claro.
Sem a paixão pela vida, o homem não realizaria nada, para que realizar? A razão nos diria que o conhecimento basta, que poderíamos ser felizes sem querer sempre mais e mais. Mas não, o ser humano nunca se cala, nunca se conforma, nunca pára. A paixão nos torna inquietos e isto nos move.
Pois é, a paixão pela vida me contagiou hoje e espero que não me largue nunca mais. Esta vontade de querer sempre mais, de aprender mais, não é racional, na verdade é totalmente irracional. Foi difícil admitir isto, mas tenho é paixão pelas coisas a minha volta e a consciência disto me tornará mais forte e apaixonado, para que? Para buscar mais, conhecer mais e tornar o mundo a minha volta melhor.
Viva a razão com paixão.

Um comentário:

  1. Que garoto contraditório... Tem certeza que foi você mesmo que escreveu esse texto??

    Acho que finalmente falamos a mesma lingua... Esse texto está super no espirito de Beijo no Padeiro, adorei!!!

    Que a emoção que te fez escrever esse texto continue transbordando de você, ela é o melhor combustivel da vida...

    ResponderExcluir