terça-feira, 9 de junho de 2009

Seremos todos Cyborgs

Gostaria de comentar a entrevista do professor e escritor Raymond Kurzweil a Veja onde afirma: "Por volta de 2030, um computador comum será mil vezes mais poderoso que o cérebro humano".
Esta discussão da máquina superando o ser humano começou há alguns anos atrás com o desenvolvimento da computação, inclusive vários filmes já discutiram o tema, mas sempre que comento isto em algum grupo de amigos, sempre viro o centro das piadas e gargalhadas. Seguindo esta entrevista e a mais recente publicada na revista Info deste mês sobre a inteligência artificial; vou me alongar mais neste assunto.
Imagine quando descobrimos que as estrelas eram outros sistemas solares, que a chuva era um processo natural do ciclo da água, que os raios eram processos químicos que acontecem dentro das nuvens, ou seja, que DEUS não está por aí alterando nem influenciando nossas vidas (nada ainda foi provado contra isto). Cientistas são pessoas que pesquisam e descobrem os eventos naturais e até hoje não encontram nenhum sinal de Deus debaixo de alguma pedra, o que quero dizer é que se nossos pensamentos decorrem de processos e interações entre nossos neurônios, ou seja, o pensamento e memória são processos materiais e não espirituais, então vamos conseguir construir uma máquina capaz de igualar e de ultrapassar, em muito, o cérebro humano, as conseqüências disto? Vamos deixar para outro artigo neste blog, o que quero neste momento, é pensar um mundo com a inteligência artificial.
Imaginem uma máquina capaz de memorizar e guardar todo o conhecimento humano até hoje e de processá-lo mil vezes mais rápido que nós. Significaria que nossos estudos, pesquisas e conhecimento do universo cresceriam de forma exponencial.
Seria tão difícil imaginar uma máquina pensando, e provavelmente, de maneira mais rápida que nós? Porque não? Acho que este século será o momento da inteligência artificial, ela irá alterar nossa forma de viver, de interagir com o mundo, de pensar, de rezar (risos), ou seja, tudo irá mudar após este acontecimento.
Vamos pensar um pouco sobre isto e comentar.
Outra coisa, lembram-se da teoria da evolução? Seres mais aptos ao meio sobreviverão sobre os menos aptos. Máquinas não precisam de comida (cada vez mais escassa), não precisam de ar puro (poluição mundial), nem das alterações climáticas (aquecimento global), além disto, serão mais inteligentes, não sofreram enfermidades, etc. Quem irá sobreviver depois?
Não estou prevendo uma guerra entre humanos e máquinas, acho que será algo bem mais natural, eles são mais aptos para o mundo a seguir.
Já estamos em extinção...

5 comentários:

  1. "Come with me if you wanna live" - Arnold Scwharzenegger, em o Exterminador do Futuro 2

    O problema é que teria de existir uma inteligência central, que harmonizasse os "desejos" e necessidades das máquinas. Seria o Arquiteto de Matrix ou mesmo Deus??? Ou quem sabe uma "abelha-rainha", capaz de organizar um sistema que perdure... O destino da vida (artificial ou natural) é a morte. Não acho que um mundo de máquinas inteligentes duraria muito. Provavelmente, as máquinas seriam tão auto destrutivas quanto nós, em uma escala de velocidade de consumo de energia e matéria muito mais elevada. Imagine uma máquina "desprogramada", insuflando uma revolução contra o sistema... uma guerra não entre humanos (que estariam extintos?) e máquinas, mas entre as próprias máquinas inteligentes. Lembra do clipe do Pearl Jam (http://www.youtube.com/watch?v=OzttIhBe11c&feature=fvsr)? It´s evolution baby!
    Quero estar com Schwarzenegger para puxar a tomada...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Nunez, gostei, mas a morte delas não seria também um fator importante da evolução, elas também precisam ser superadas, não?

    ResponderExcluir
  3. Concordo. Provavelmente seriam superadas por microorganismos...

    "Não sei com que armas a terceira guerra mundial será travada. Só tenho certeza que a quarta será disputada com paus e pedras" - Einstein

    ResponderExcluir
  4. Vixe! Acho todas essas evoluções extraordinárias. Teremos também, consequências diversas e encontraremos modos de lidar com elas.
    Já postei no meu, mas reitero aqui. Não me lembro exatamente qual site do meu contador, mas se colocar no google "contador virtual" vai encontrar vários modelos. É só escolher o que lhe agrada mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. As máquinas podem não estar sucetíveis à doenças mas e a manutenção? Quem fará a manutenção delas? Elas estarão aptas à estudar e se preparar para realizar esse tipo de procedimento umas nas outras, como médico/paciente?

    ResponderExcluir