segunda-feira, 6 de julho de 2009

A voz do povo é a voz de Deus?

Sinceramente nunca ouvir nada tão absurdo quanto isto. Platão já dizia: não podemos consultar a maioria, a informação será sempre restrita a alguns, o voto de uma pessoa informada não pode valer o mesmo de uma desinformada.
É impressionante como o povo é jogado de um lado para o outro o tempo todo, manipulam este com informações desencontradas, o fazem opinar sobre o que não sabem, exigem sua decisão quando não tem informação suficiente sobre as opções e ainda dizem que sua voz é a voz de Deus.
Nunca gostei de nada que venha da maioria, nunca liguei para moda ou para políticos muito populares, se muitas pessoas gostam de algo é por que este algo está cercado de propaganda e publicidade e, portanto, ninguém o conheceu de verdade.
As coisas que realmente tem um significado maior precisam de análise, de conhecimento e reflexão. A maioria nunca tem tempo ou vontade para se aprofundar em algo, quando precisa-se pensar de mais é assunto de intelectual, assim afirma o “povo”.
Coragem, esta é palavra que precisamos para nunca, digo nunca, acreditarmos ou afirmarmos algo sem reflexão, ir contra a opinião de uma maioria é sempre uma forma sábia de resposta, e que, no mínimo, pode trazer aprimoramento a uma idéia original.
Sei que este assunto não pode se esgotar aqui, já que não conhecemos outra forma bem sucedida de escolha que não seja da maioria, nossa endeusada democracia. Minha intenção é estimular o debate sobre novas formas de tomarmos decisões importantes, pensando sempre no todo, numa sociedade ou nação. Assunto complexo e difícil que não podemos mais deixar de lado, a virtude da Democracia reside em aliviar as tensões impostas pelo livre mercado e não como forma eficiente de escolha.
A informação estará sempre na mão de poucos, os poucos que se interessam em pesquisar, ler, refletir e analisar qualquer assunto ou opção, portanto afirmo: A voz do povo é a voz do marqueteiro ou do diabo, pegaram o trocadilho?

Um comentário:

  1. Um pouco de teoria da conspiração... Já que estamos falando em democracia e mídia, você já percebeu que o poder nos Estados Unidos oscila em fases republicanas, onde é exercido o "Big Stick" e os EUA vão conquistando território, fazendo guerras, impondo práticas comercias, se endividando etc.. e, em seguida, vem um democrata simpático (Clinton, Carter, Obama...), com pinta de defensor da austeridade e dos direitos humanos, para arrumar a casa limpar a imagem do Tio Sam? Acredito que ambos os partidos servem ao mesmo senhor, o poderio capitalista americano. Acho que as eleições são bem orquestradas, com o "apoio" da mídia (controlada pelo mesmo grande capital)e que George Bush e Obama foram escolhidos a dedo. O primeiro para, como dizem os americanos, "fazer o que tem que ser feito" e sair de bode expiatório. O segundo, para ser o salvador da pátria e agradar ao povão (dos EUA e do mundo). A voz do povo é a voz de Deus? É!! Deus = poder (igreja, Estado, corporações, e por ai vai...). O segredo do poder é fazer com que outros façam o que você quer, achando que estão fazendo o que eles querem. A democracia é a forma mais genial de dominação que existe!

    ResponderExcluir