segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Viajante Solitário

Viajar é descobrir algo novo a cada esquina, é deslumbrar novos ares e paisagens, enxergar o mundo como algo novo, sentir novos odores, tocar em objetos jamais imaginados, na verdade viajar é voltar à infância, tudo é novo, lindo, fascinante e cheio de oportunidades.
Sempre voltamos renovados ao viajar, acho que isto acontece por causa da sensação de que a vida é mais que simplesmente trabalhar, cuidar de filhos e pagar contas. Quando viajamos esquecemos os problemas, pois a quantidade de novas experiências que adquirimos nos faz preencher toda a mente e nos deliciar a cada passo. Como é bom viajar...
Pensei comigo mesmo estes dias em porque muitas pessoas me questionam sobre como deve ser ruim viajar sozinho e que a falta de troca das experiências novas com outra pessoa faria a viagem ficar vazia. Precisava escrever algo sobre isto, demonstrar minha visão e experiência, não que tenha qualquer fundamento de convencimento nisto, apenas para expor algo, provavelmente não experimentado por muito de vocês, leitores.
Viajar sozinho é conhecer você mesmo (esta é a principal característica), é experimentar as coisas do seu jeito, é contar com sua alegria, sua coragem, seu mal humor, seus medos e de suas vontades, sem depender de ninguém, isto traz um autoconhecimento sem precedentes, quando contamos somente com nós mesmos, aprendemos com nossos erros e acertos, com nossas alegrias e tristezas, com nossos limites e descobrimos com muita facilidade nossos sonhos, estes saltam aos nossos olhos a cada desafio.
Viajar sozinho é olhar o mundo com estes olhos, com nosso próprio “eu”. Uma criança não pede auxilio a outra na hora de experimentar, ela vai e faz. Pois é, viajar sozinho é experimentar as coisas do seu jeito, assim como fazem as crianças, é tomar as rédeas de nossas vidas e decidir o que fazer. É o contrario da musica de Zeca Pacodinho “... deixa a vida me levar, vida leva eu...”. Viajar sozinho é tomar as decisões dos rumos a serem percorridos a todo instante, sem alternativas de adiamentos, você depende de você e mais ninguém, por isto é a vida na sua frente, você precisa decidir a todo o momento o que fazer, a vida é posta a prova e sua decisões refletem –se instantaneamente. Seus erros e acertos são revelados a cada passo. Seria como uma vida inteira passada em dias.
Viajar sozinho é viver intensamente, apenas por dias, vidas inteiras. Conheço muita gente que não tem coragem de tomar decisões sozinhas, estas iriam encarar seus medos e desafios a cada minuto. Muitos não vivem nada parecido, vivem sempre fugindo dos momentos decisivos, vivem vidas alheias por medo de tomar as próprias decisões, precisam dos outros para compartilhar tudo em suas vidas até seus momentos mais únicos.
Alguns dizem que ficar sozinho é chato e entediante, acho que estas não se conhecem, pois basta uma conversa interna (entre você e seu “eu”, pode parecer engraçado, mas faço muito isto, converso comigo mesmo na terceira pessoa) para perceber quanto somos maravilhosos para nós mesmos, nos amamos muito porque somos únicos, se você ainda não descobriu isto, corra, a vida está passando e ninguém no mundo o fará mais feliz que você mesmo. Quando viajo sozinho me perco a toda hora rindo de mim mesmo, pelas decisões erradas, pelos desencontros e pelos encontros, pelos momentos proporcionados pelas minhas decisões, sejam felizes ou não. O importante é que foram momentos proporcionados por minhas escolhas, meus medos e minha forma de enxergar o mundo.
Outros dizem que ninguém vive sozinho, na verdade quem viaja sozinho nunca está sozinho. Quem viaja sozinho está sempre aberto a novas amizades, seu coração e suas expectativas estão sempre antenados para captar novas vibrações e pessoas, só que em vez que compartilhar a companhia de alguém por todo o tempo, somente trocamos experiências pelo tempo necessário para não julgar a vida alheia. Nossas amizades são por trocas de experiências, não de convívio e isto faz toda a diferença.
Pois é, não sei se entenderam meu recado, não estou propondo que todos viajemos sozinhos sempre de agora em diante, estou apenas relatando algumas experiências pessoais para ilustrar situações que muitos não conhecem, quando encontramos viajantes solitários sempre iremos ver em seus olhos alegria, alegria de viver experiências únicas, sempre percebi isto em minhas andanças pelo mundo, dar para ver nos olhos os viajantes solitários e distingui-los em qualquer multidão.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Carlos, parabéns pelo texto. A forma como vc escreve transmite muito realismo. Poderia disse que seu texto tem "alma" (rs)...

    Concordo demais com vc e este trecho do texto me chamou muita atenção: "Alguns dizem que ficar sozinho é chato e entediante, acho que estas não se conhecem ... e ninguém no mundo o fará mais feliz que você mesmo."
    Quando vc escreveu isto e como se descrevesse exatamente a sensação que eu tenho quando vejo alguem reclamar que esta entediada por ficar sozinha. Uma pessoa não precisa viajar para descobrir isto ... ela pode se descobrir no dia-a-dia e às vezes até no meio de uma multidão aprendendo a respeitar suas escolhas e sendo menos influênciada pelas vontades do mundo externo.
    Adorei o texto... Vc conseguiu unir várias coisas como: racional, emocional, pessoal( auto reflexão) e analise psíquica do " eu"...

    Parábens!!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Natália. Muito Bom texto!

    ResponderExcluir
  4. Um texto simples e muito bem escrito.Suas palavras expressam sentimentos maravilhosos...

    Parabéns!!

    Adorei mais um dos seus textos.

    Ludimylla

    ResponderExcluir
  5. Legal isso tudo, até tem um ditado que diz: "When you get lost, you can find yourself", mas acho que é a vontade e disposição do momento! Verdade que a melhor companhia tem q ser nós mesmos, mas, pra mim que sou boêmio, não basta! Compartilhar a vida com uma boa energia, sozinho ou acompanhado, essa é a questão...abrasss

    ResponderExcluir
  6. Oi Carlos,

    Muito tempo que não passeio pelo seu blog. Adorei esse texto.. Me fez ter saudade de minhas viagens solitárias (ando meio presa à ssa por causa de trabalho) mas sempre fui uma defensora da idéia não só de viajar sozinha, mas de fazer tudo sozinha.

    Desde pequena sempre fui por opção à festas sozinhas, desde carnavais a aniversários e a liberdade de estar sozinho é impagaval. Em uma viagem mais ainda, você acorda a hroa que quer, come a hora que quer... Se encontrar alguém legal e quiser ficar conversando horas com essa pessoa, pode. Enfim, você é 100% dono de seu roteiro e horários, é maravilhoso!!

    O difícil é ter paciencia para viajar com os outros quando você se acostuma. Ter que entrar em acordos do que fazer e horários...

    Me identifiquei com o texto, parabéns!!

    Beijos

    ResponderExcluir