segunda-feira, 16 de março de 2009

Porque Deus me criou?

Caros, hoje uma pessoa muito religiosa veio me questionar porque duvido da existência de Deus, e eu prontamente respondi a ela com outra pergunta: "Porque Deus me criou então? se ele criou o mundo deve ter tido um propósito, não acha?", ela ficou pensativa e com receio de responder alguma besteira, acho que ela nunca havia se perguntado sobre isto.
Na verdade comecei a questionar sua existência a partir desta pergunta, nunca consegui uma resposta coerente. Já perguntei a um padre que apenas me disse que ele me criou por amor, acho esta resposta muito vaga, alias, por amor??? Como podemos criar algo por amor, como podemos amar algo que ainda nem criamos e nem sabemos como será, sei que não podemos responder perguntas divinas apenas com a lógica, mas gostaria de, pelo menos, ter uma resposta sensata de alguma religião.
Não posso afirmar que Deus não exista, mas também não podemos afirmar que ele existe, ao menos, pelo conhecimento humano adquirido até agora. Se o virem por aí, me avisem, ok?
Alguém se habilita a responder esta pergunta?

19 comentários:

  1. Recomendo a leitura: ANDREETA, PROF. DR. JOSÉ PEDRO, Quem se atreve a ter certeza? A Realidade Quântica e a Filosofia - São Paulo: Mercuryo, 2004.

    ResponderExcluir
  2. A ignorância é uma benção. Quem te dá o direito de semear a dúvida na mente de alguém feliz na sua fé? Fé, quero dizer, ignorância... Somos melhores tão maior for o nosso grau de inquietude e incerteza com relação à vida? Queria eu ter ignorância o suficiente para viver a vida sem a náusea que acompanha aqueles que se questionam? Quem julga o que é viver na ilusão? O ignorante nem sequer tem a chance de saber que (ou se) vive na ilusão. Isso é uma questão para nós os "ilustrados", quer dizer, "infelizes"...

    ResponderExcluir
  3. alguém cria alguma coisa só por criar ? tudo o que é criado , é criado para alguma finalidade, tem um propósito . A lâmpada, foi criada com um proposito, a roda foi criada com um proposito, e assim , tudo o que existe foi criado com um proposito. Agora eu pertunto, você foi criado em vão ? só pra ser mais um no muito da multidão ? Bom ... você não é obra do acaso. Você, eu e todo o resto dos seres humanos não fomos criados atoa , nós temos um propósito, basta você saber qual é. Cada um de nós temos um propósito diferente . Jeremias 29:11 "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais". Não se contente em ser apenas mais um no meio da galera, não se contente em ser igual a todo mundo. E quando tiver dúvidas não pergunte a qualquer um , pergunte a uma pessoa sábia que irá te responder claramente , e nao à uma pessoa que irá confundir a sua mente. Posso não ter ajudade muito, mais nao tem como explicar tudo por aqui . Então, fique com Deus , abraço ;*

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, acho que você não entendeu meu questionamento, justamente por não acreditar que alguém cria as coisas por nada é que acho que não existe criador. Imagine que você é Deus, é onipotente e onipresente, para que criaria tudo isto? para brincar? para que criar o universo? preciso que alguém me dê uma resposta convincente pois nenhuma religião fornecer isto.
    Fica claro nos textos do livro Cachorros de Palha este problema, o ser humano tem Deus tão enraizado dentro de si, principalmente por causa da cultura que se formou em volta dele, que não consegue imaginar um mundo sem Deus.
    Anônimo, Deus pode até existir, mas um mundo sem ele é perfeitamente possível também, o que rege o mundo são as leis naturais formadas na explosão inicial, totalmente provada cientificamente, e nossas vidas não são influenciadas por nenhum ser supremo, pelo menos pesquisamos o universo e até hoje não encontramos nenhum sinal seguer de Deus.
    Não limite suas ideias e tente entender um mundo sem Deus também.
    Abs
    Carlos

    ResponderExcluir
  5. Mas não dá pra imaginar um mundo sem Deus...
    A perfeição que existe no mundo é tão grande que simplesmente não pode ser obra do acaso.
    O que é Deus? Deus é um ser espiritual que esta acima de tudo e de todos, que não tem inicio nem fim. É dificil de pensar nisso, dificil mesmo, mas no que é melhor pensar: em mundo que surgiu do acaso, sem sentido algum, ou em um ser maior que vc que te criou e cuida de vc? Eu prefiro pensar nesse Deus.
    Mas ai tbm vem a questao da fé. Trabalhe sua fé. "A fé é a prova daquilo que não vemos" (Hebreus 11:1), tambem é difici de pensar. Mas quando vc tem sonhos vc nao pensa na realização deles, mesmo que nao aconteçam? Então use isso tbm pra acreditar em Deus.
    Eu sou uma mera mortal pra lhe responder isso haha Então porque vc nao vai direto na fonte de suas duvidas, pode parecer coisa de louco, mas feche seus olhos, vizualize Deus e converse com ele. Pergunte a ele sobre suas duvidas. Pode parecer loucura, mas pq sempre temos que seguir o que as pessoas la de fora fazem nao é mesmo?
    Deus realmente é sem explicação, mas se vc for direto na fonte, fizer suas perguntas e pedir a ele pra trabalhar na sua fé, talvez ele nao fale com vc diretamente, mas vc vai sentir algo diferente dentro de vc, como eu sinto.
    Afinal, Deus te criou, não pq ele precisa-se, ou se sentisse sozinho, Deus te criou para que vc tivesse o prazer de conhece-lo, mesmo tendo o direito de escolher acreditar nele ou nao.
    E termino voltando a fazer a pergunta: é melhor acreditar em um mundo sem sentido, feito pelo acaso, ou em um Deus que te criou, e que mesmo vc estando nessa duvida, ele continue te amando, mesmo isso sendo extraordinario ou inexplicavel?
    Conselho: fale com ele (ore) e va a uma igreja, a resposta vai ser a atmosfera que vc vai sentir dentro de vc.
    Espero que vc tenha entendido, mas eu falei da minha experiencia inexplicavel.

    ResponderExcluir
  6. Ah... e a explosão inicial, o Big Bang, foi comprovado cientificamente sim, mas quem disse que não foi Deus quem provocou? Pense por outro lado.
    Em genesis (primeiro livro da biblia), fala que Deus criou as coisas apenas com palavras, qntao quando ele mandou que o universo se criasse pq nao poderia ter tido uma explosao?!
    O que eu vejo é que vc esta tentando é achar argumentos pra nao acreditar na existencia de Deus, sendo que é mais facil acreditar nela.
    P.S.: Não há explicação logica pra acreditar nele, pra acreditar em coisas divinas como vc mesmo disse. Creio que estou dando boas explicações.

    ResponderExcluir
  7. Debora, quem tem que provar alguma coisa é você, pois você é quem acredita em algo que não pode provar, eu apenas estou aqui questionando seus argumentos. Qualquer argumento que venha colocar aqui será apenas divagações sobre algo que não pode ser provado. Acreditar em Deus é como acreditar em duendes, fada madrinha, papai noel, entre outros, quem pode provar que eles não existem? Se prefere viver acreditando em algo tão vago, então é sua escolha, e como você mesmo disse, é bem mais fácil viver acreditando nisto. A realidade é muito dura para a maioria das pessoas.
    Se realmente encontrar ele por aí, peça para aparecer lá em casa, tenho muita coisa para conversar com ele, kkk.
    Beijos
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, tudo bem? Como posso ver faz tempo que você fez esse questionamento se Deus existe ou não. Durante esse tempo não sei se você já mudou de ideia em relação a Deus ou não, mais enfim...
      Para mim Deus sempre existiu, e para mim ele criou sim o mundo e todas as coisas, mas ouve um tempo em que eu me afastei de Deus e comecei a questionar a minha fé e crença nele, no entanto,eu resolvi acreditar nele e quer saber o porque que eu acredito nele? Por fazer as perguntas certas pra mim mesma em relação a ele. Ai você pode se perguntar como assim? Perguntas certas? hum.. como eu posso te explicar, por exemplo, eu poderia falar com um milhão de pessoas, padres, pastores e etc, e nenhum deles iria me dar a resposta, porque só eu sabia o que me afastava de Deus. Então um belo dia entrei em meu quarto e fechei a porta e falei a Deus tudo o que me afastava dele tudo o que eu tinha medo, era como se eu falasse a Deus tudo o que quisesse, então como um passe de mágica eu nunca me senti tão bem em toda a minha vida, e desde então eu passei a ama-lo mais do que nunca. Eu sei essa e apenas uma experiência que tive, e sei que não tem nada a ver com seu questionamento, mas eu acho que você começou a fazer esse questionamento justamente por saber que existe sim algo maior, algo grande e que está além das nossas forças e compreensão.
      Bom, vou te dizer algumas coisas que a ciência diz sobre Deus,a 1º coisa e que segundo alguns cientistas seria quase impossível criar esse mundo, pois foi algo muito milimétrico, muito arquitetado, a 2° coisa e que segundo alguns cientistas o cérebro humano foi feito para acreditar em algo, ou seja, tem uma parte específica em nosso cérebro que foi programada para acreditar em algo, incrível né. Ah já ia me esquecendo, tem um filosofo que diz que apenas podemos falar que gostamos ou não gostamos de alguma coisa depois de conhecer, e realmente é verdade, para que você possa falar que Deus não existe primeiro você deve chegar mais "perto" por assim dizer daqueles que acreditam. E que de fato você está tentando fazer por esse seu questionamento, mas enfim.
      Você deve com toda a certeza conhecer os 12 apóstolos de Jesus certo?! Então, você acha que 12 homens iriam morrer, alguns até de forma cruel, se realmente Deus não existisse? E quantos outros homens já não morrerão?
      Não acha curioso em como Jesus é o homem mais "popular" do planeta terra? E como Deus é lembrado o tempo todo, e em todo o lugar?
      E você já viu uma pessoa morrendo na sua frente, ou mesmo um animal? É muito estranho, e como se saísse alguma coisa de dentro da pessoa, inclusive tem até um cientista que estava pesquisando algo a respeito, algo sobre o quanto pesa a alma humana.
      Olha não estou aqui para te convencer, apenas estou te contando o meu ponto de vista, e eu sei que não posso provar a existência de Deus, apenas posso senti-lá.














      Excluir
  8. carlos sinceramente me entristeço dimais de ler isso .........vou te contar algo q escutei certo dia,q mexeu mto comigo:numa certa reuniao discutiam,q Deus não exitia e um ceryo jovem tirou uma maça do bolso e mordeu e perguntou para o certo jovem:qual é o gosto dessa maça?o jovem respondeu como posso saber se não experiemtei........o jovem q estava com a maça disse:como vc pode falar q Deus não existe,se vc nunca experimentou ,se vc nunca o sentiu.....nao peça pra ninguem pedir pra Deus ir na sua casa nã.....faça uma prova com Deus vc msm,antes de dormir dobre os seus joelhos e diga:q se realmente Deus existir q se manifeste na sua vida ,q vc possa viver uma experiencia a qual vc jamais vivveu...ai depois vc me diz se Deus existe ou nao?SE VC FOR DESCER A SEPULTURA hj eu oro prea q isso não aconteça antes q vc viva tal experiencia com Deus,e reconheça q ele existe e sirva ele de tdo o seu s2.mais se isso nao conteçer um dia vc dira eu tenho certeza:eu devia ter dado ouvido o q me diziam sobre Deus,mais ai sera tarde demais.........se vc soubesse as experiencias q ja vivi com deus ai veras qual a diferença de passar por provaçoes com Deus e sem Deus

    ResponderExcluir
  9. eu recomend,pra vc um livro q se chama bom dia espirito santo...depois q ler me diz o q achou de tdo q leu,ai veras se Deus existe ou não.....eu sou a msm pessoa do comentario acima

    ResponderExcluir
  10. Anônimo, também me entristesse muito quando vejo alguem acreditar em algo que não pode ser provado, se nunca experimentamos Deus nem o vimos por ai como podemos acreditar nele? Você diz que teve experiencias com ele, você o viu? falou com ele? ouviu a voz dele? Todo o resto pode ter acontecido por acaso, sinto te informar, mas pode ter visto Deus apenas na imaginação. Outra coisa, se ele não aparece por ai como pode nos cobrar depois alguam crença? Sinto lhe informar que Deus pode não existir e você passou sua vida toda perdendo tempo com ele. Beijo Carlos

    ResponderExcluir
  11. Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
    “Deus criou tudo o que existe?”

    Um aluno respondeu valentemente:
    “Sim, Ele criou.”

    “Deus criou tudo?”
    Perguntou novamente o professor.
    “Sim senhor”, respondeu o jovem.

    O professor respondeu,
    “Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?”

    O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.

    Outro estudante levantou a mão e disse:
    “Posso fazer uma pergunta, professor?”

    “Lógico.” Foi a resposta do professor.

    O jovem ficou de pé e perguntou:
    “Professor, o frio existe?”

    “Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?”

    O rapaz respondeu:
    “De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é susceptível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia.
    O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor”

    “E, existe a escuridão?”
    Continuou o estudante.
    O professor respondeu: “Existe.”

    O estudante respondeu:
    “Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz.
    A luz pode-se estudar, a escuridão não!
    Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas.
    A escuridão não!
    Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz.
    Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?
    Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente”

    Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
    “Senhor, o mal existe?”

    O professor respondeu:
    “Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal.”

    E o estudante respondeu:
    “O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus.
    Deus não criou o mal.
    Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz.
    O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações.
    É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.”

    Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado…

    ResponderExcluir
  12. Anonima, ainda está na fase do bem e mal? nem o bem nem o mal existem, isto é criação das religiões para lhe moldarem. Nietzsche já explicou muito bem isto há 200 anos. Pula para outra.
    Carlos

    ResponderExcluir
  13. Pois é meu querido, ninguém é obrigado a acreditar em Deus. Se você não acredita que Ele existe, não sou eu que tentarei de convencer disso, você é livre pra decide no que se deve crer ou não crer. Tudo que sei é que um dia tudo isso virá a tona e ai é melhor que estejamos do lado certo do "jogo".

    ResponderExcluir
  14. Pois é meu querido, ninguém é obrigado a acreditar em Deus. Se você não acredita que Ele existe, não sou eu que tentarei de convencer disso, você é livre pra decide no que se deve crer ou não crer. Tudo que sei é que um dia tudo isso virá a tona e ai é melhor que estejamos do lado certo do "jogo".

    ResponderExcluir
  15. Então, Ingles, devemos acreditar em Deus por medo do juízo final? Concordo que somos livres para acreditar naquilo que precisamos ou nos faz bem acreditar, esse me parece um bom argumento para ter fé, mas argumentar que quem não acredita e não precisa acreditar está do lado negro da força já é um pouco demais. O apocalipse é anunciado quase todo ano (esse ano anunciaram mais um)e nada acontece, nada muda e as piores atrocidades continuam a ser praticadas pelos homens.Não há mais o que piorar neste mundo para o juízo final acontecer e nada acontece. Se a sua referência é quanto ao que vem depois que morremos, não me parece muito lógico viver a vida toda pensando no que vem após a morte, até porque pode não ser nada.

    ResponderExcluir
  16. 1
    1 1
    1 1 1
    1 1 1 1
    1 1 1 1 1
    1 1 1 1 1 1
    1 1 1 1 1 1 1
    1 1 1 1 1 1 1 1
    1 1 1 1 1 1 1 1 1
    1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

    Só o (1) existe, todo o resto é ilusório.
    Nada existe. Só o (1) brincando consigo mesmo.
    O (2) não existe. (1+1)
    O (3) não existe. (1+1+1)
    E assim por diante.
    Por isso, os hindus deram o nome de LILÂ a criação.
    Pois não tem sentido, lógica, finalidade, propósito, motivo, objetivo.
    É a chamada lógica do absurdo.
    O NIHIL existencial.

    ResponderExcluir
  17. Eu não existo.
    Você não existe.
    Ninguém existe.
    Nada existe.
    O Tudo é o sonho do Nada.
    Que quando desperta depara-se consigo mesmo. O Nada.
    É como olhar para o espelho e achar que o ser-afim, a imagem-semelhança refletida é um outro Nada.
    Nada existe. O Nada está só.
    Sozinho.
    Só.
    (1) Somente.

    LILÂ = passatempo, diversão, brincadeira, recreio do Nada consigo mesmo.

    A criação é desnecessária.
    O NADA EXISTENCIAL.
    NIHIL.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom Anônimo, tem algum material sobre isto? continue.

    ResponderExcluir