quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Almas sem rumo

O mundo vive um dilema sem precedentes na história humana: a falta de ideais, a falta de objetivos, a falta de rumo. Não sabemos mais para onde ir, nem aonde chegar, e este desnorteio surgiu justamente após a conquista do bem maior alcançado pelas sociedades modernas: a liberdade.
O homem não é um ser domesticável, não aceita as coisas do jeito que são, sempre busca mudar, melhorar e desenvolver o ambiente que vive. Porém, quando mudamos, incomodamos muita gente e geramos conflitos, revoltas, guerras e revoluções. Assim a historia humana se desenvolveu, assim conquistamos continentes, nos aventuramos no espaço, desenvolvemos tecnologia e atingimos um certo grau de convivência social pacífica.
Atualmente é permitido qualquer tipo de discordância, todos podem dizer o que pensam, temos excesso de liberdade. Nas sociedades modernas somente mudamos as coisas pelo voto, pela democracia, ou seja, pela maioria. No entanto, conquistar a maioria é bem complicado, precisa-se conquistar primeiro os meios de comunicação em massa e isto é bem mais complexo. Não se mudam mais as coisas pela minoria insatisfeita. Mudanças e revoluções não são feitas por conversas, pelo menos, nunca foi até hoje.
As revoluções atuais terão que ser feitas aos poucos, conscientizando as pessoas e isto é desgastante e difícil. Na maioria das vezes os revolucionários desistem, eles não se sentem dispostos a mudar algo tão demorado e complicado. Consequentemente estamos sem visionários no mundo, pessoas que mudam eras e sociedades, que pensam a longo prazo e que não seguem a ordem vigente, estão em extinção. Pobre mundo que vivemos.
O capitalismo venceu, a liberdade venceu e o mundo ficou um tédio. Sem disputas, sem debates, sem discussões e por que não, sem guerras por ideais, o mundo ficou empobrecido. Estamos sem rumo. Não lutamos mais pelas coisas, parece que tudo ficou tão fácil e, ao mesmo tempo, tão difícil. Aceitamos as coisas como se fossem determinadas, não questionamos, não indagamos. Infeliz mundo que vivemos.
Sem ideais, não sabemos para onde vamos, vivemos uma vida determinada pelo poder maior, pela ordem social. Revoltas não são mais aceitas, ninguém mais briga por nada, parece até vergonhoso questionar, chamam de estressado. Coitado mundo que vivemos.
Como mudar isto? Não sei, mas temos que encontrar uma forma, do jeito que as coisas estão, não dá. Onde estão as palavras que mudaram a história humana? Cadê a coragem? Onde foi parar a virtude? Alguém sabe por onde anda a justiça? Sem ideais ficamos sem rumo. Sem lenço nem documento.
Quem se aventura a encontrar um caminho e se tornar parte da história?

Nenhum comentário:

Postar um comentário