sábado, 26 de dezembro de 2009

Virtude

Acabei de assistir novamente um filme fantástico, este me inspirou a recriar a liga da virtude há algum tempo atrás, este filme fala sobre caráter, ética, moral e virtudes. Sempre digo que precisamos de mais filosofia nas escolas, em nossas casas e no mundo em geral.
Estudar filosofia é estudar a história humana, suas conquistas e seus fracassos, é poder avaliar os rumos tomados e as idéias que norteiam nossa sociedade, inclusive hoje. Somos hoje o reflexo de grandes homens que nos antecederam.
O filme que relato acima é Clube do Imperador, todos deveriam assistir e tentar perceber a magia que a realidade nos traz, não precisamos de mistérios, de paraíso, de energias inexplicáveis, nem de Deus, o mundo já é pleno em surpresa, magia e desafios.
Clube do Imperador é um desafio a virtude e como formar cidadãos conscientes de caráter e de valores, sem precisar de uma vírgula sequer de religião. As pessoas acham que Ateus são desprezíveis, porque não crêem em nada, são vazios por dentro. Digo que quem mata Deus e não coloca nada em seu lugar é desprezível mesmo, ninguém vive sem valores.
Nietzsche nos ensinou, amigos, que precisamos de valores para viver, mas estes valores não precisam ser valores do além, de algo ilusório, simplório e inimaginável, o homem é capaz de criar valores maravilhosos sem precisar de livros espirituais.
Durante o filme percebemos como a história humana é rica em criação de valores totalmente distintas de religião. Acontece que os valores criados são mutáveis e devem ser. A sociedade caminha, não fica parada, nossos valores precisam sempre mudar. A historia nos ensina que estes valores são criados, mudados e alterados por indivíduos notáveis, seres capazes de enxergar além de montanhas, e são justamente estes homens que são lembrados e transcendem suas existências.
Pois é, que todos possa se deslumbrar com vida terrena e presente; e criar SEMPRE novos valores importantes para a convivência humana na busca de um mundo melhor. Chega de verdades imutáveis, não precisamos de verdades absolutas para encontrarmos um caminho. Deus é o caminho mais fácil, difícil é encontrarmos nossos valores, nossas próprias verdades e nossos sonhos.
Viva os grandes homens que nos antecederam e que deixaram a escuridão para enxergar um caminho próprio a seguir.
A Luz não está acessa, precisamos encontrar sua fonte para iluminar nossas vidas e nossos sonhos.
Coragem!!!

3 comentários:

  1. Carlos!
    Muito legal o blog.
    De início não imaginei que fosse algo tão 'deep' como é.
    Só pra não sair daqui sem comentar nada, digo que até os ateus são pessoas religiosas. Qualquer um de nós tem algum tipo de fé. A religião é a crença com que respondemos às questões existenciais. Todas as pessoas têm respostas para essas questões. Nós tomamos decisões com base naquilo que acreditamos...isso é crença. E em qualquer religião, todos estão a procura da mesma coisa. O mesmo objetivo.
    Bjs, Manuela.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal sua participação. Concordo plenamente que tenho crença, na verdade todas as nossas ações são causas de nossas milhões de crenças. O problema não são as crenças e sim a "Fé". Fé não permite ser questionada e crença e ciência sim. Isto faz toda a diferença, acho um pouco forçado quando veja as pessoas compararem a ciência com a religião, são completamente diferentes, todas tem crenças, claro, as crenças fazer parte de nossas vidas, mas uma permite o questionamento e a outra não. Sem questionamento não existe nada, tudo se torna vazio e a mentira prospera.
    Leia depois outro artigo abaixo:
    http://ligadavirtude.blogspot.com/2009/09/fe-x-religiao.html
    Cientistas não tem fé em nada, eles acreditam em algo e buscam isto, mas permitem aos outros e a si mesmo por a prova estas "verdades" muito diferente da religião.
    Outra coisa, logicamente falando a ciência não busca Deus, é impossivel prova-lo, então a ciencia não tem o mesmo objetivo da religião.
    Leia depois O que é ciência afinal? - A.F. Chalmers
    Para mim são completamente diferentes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Na verdade artigo é outro, segue o link:
    http://ligadavirtude.blogspot.com/2009/07/por-um-mundo-mais-tolerante.html

    ResponderExcluir