quinta-feira, 21 de maio de 2009

Capitalismo x Socialismo

Caros amigos faz tempo que não escrevo nada, vamos tentar postar mais comentários, no mínimo 1 por semana para podermos debater e iluminar nossas mentes e exercitar nossos neurônios.
Desta vez gostaria de conversar sobre um assunto polêmico, principalmente nos dias de crise atuais, aonde relato alguns pontos positivos e negativos de cada regime econômico (uma síntese é claro).
É muito fácil bater e falar mal do capitalismo, pois a liberdade gerada por este regime traz conseqüências nem sempre agradáveis, ou seja, a liberdade nos traz responsabilidades que pressupõe maturidade, muitos países que se dizem capitalistas, na verdade, nunca chegaram nem perto. Capitalismo indica liberdade de escolhas, liberdade de mercado que nunca aconteceu em aproximadamente 80% dos países do globo.
Digo que o capitalismo é a via mais difícil, no socialismo o discurso de bem estar social e aumento do gasto público é bem aceito pela população, pois traz benefícios imediatos, e problemas somente no futuro, a falta de competitividade e aumento do estado traz problemas no longo prazo, como desemprego, falta de investimentos privados e consequentemente produtos inferiores que não sofreram concorrência.
No capitalismo o governo deve diminuir sua influência sobre a sociedade, não é papel de este agente influir na economia (somente em setores estratégicos). O governo somente é responsável pelos serviços essenciais e como principal regulador. Já imaginaram o papel de um governante num modelo realmente capitalista, ele deve pregar o fim do investimento público na sociedade e mais liberdade e competitividade na economia, no entanto na maioria dos países em desenvolvimento a falta de recursos e investimentos para a população mais pobre, faz com que este discurso torne inviável uma eleição potencial de um candidato liberal.
É difícil para nós entendermos num primeiro momento, mas a liberdade do capitalismo traz mais benefícios a longo prazo que os discursos socialistas, a competitividade e a liberdade do mercado econômico geram renda, emprego e crescimento econômico e social. As provas disto estão pelo mundo, quanto mais liberdade de mercado mais desenvolvimento social a longo prazo, quanto menos estado mais a sociedade para de esperar uma ajudinha governamental e sai um busca de seu próprio desenvolvimento. Países como Inglaterra, EUA, Holanda, França, Japão, Alemanha são provas disto.
A crise atual deve ser levanta em conta nesta discussão, mais antes vou traçar um paralelo entre o capitalismo, as leis da natureza e o modo de vida dos seres vivos em nosso planeta (começou a filosofia).
Pela Teoria de Evolução os seres vivos vivem e se multiplicam seguindo uma seleção natural dos mais aptos e mais adaptáveis ao ambiente externo, ora, não é exatamente o que acontece num livre mercado? O capitalismo segue os mesmos princípios que regem nosso meio ambiente e no fundo, nós mesmos. E, portanto, as crises e saltos de evolução são partes deste processo, o que é importante ressaltar é que os avanços obtidos nos momentos de acumulação são muito maiores que os ajustes em momentos de crises. (ainda vou escrever um artigo sobre isto "As Correlações entre capitalismo e darwin")
Apesar de achar que esta crise atual decorreu muito mais de processos intervencionistas do estado na economia do que falhas dos próprios agentes econômicos, não quero me alongar muito nisto. No entanto as crises fazem com que idéias atrasadas, de pessoas autoritárias e de caráter intervencionista, não somente na economia mais também na liberdade individual de cada cidadão, floresça e o aumento a influência do estado e consequentemente do poder destes também. Nenhum governante que gosta de poder, tem simpatia na idéia de deixar o mercado seguir seu rumo sozinho, é muito poder na mão da sociedade e perda de poder do estado, não acham?
Esta discussão é muita boa e salutar, gostaria de ouvir comentários dos leitores sobre isto e suas idéias e soluções. Gostaria de ouvir sobre como seria o capitalismo daqui para frente, o que acham?

8 comentários:

  1. Capitalismo=Concentração
    Socialismo=Concentração
    Capitalismo=Socialismo, só muda a desculpa

    ResponderExcluir
  2. Bom para dizer a verdade eu num entendii nada...
    odeio hístória...
    só tÔ aki pra fazer um trabalho...
    mais parabéns pra pessoa ki escreveu isso daí em cima...
    esta dii parabéns pela sua paciencia de ter escrividu td issuh ki eu fui Obrigada ler só pra num fikar dii recuperação...
    valew... hem...
    mi ajudou muitooO...

    ResponderExcluir
  3. Afe maria!! Sem comentários sobre o comentário acima... É alguma piada ou sério mesmo?

    Bem, sou suspeita para falar sobre o assunto, pois, sou uma anti-comunista de carteirinha. Não que a ideologia não seja realmente bonita, mas é poética demais e a história prova que não funciona.

    Basta olhar os números e ver o quando a aventura socialista assassinou no mundo. Milhões e milhões na falida União Soviética, Cuba, China, etc...

    As pessoas adoram falar dos anos de chumbo que tivemos no Brasil como um horror. De fato, ninguém tem o direito de matar ninguém, mas comparando os menos de 500 mortos entre combatentes (esses morreram por opção) em 16 anos de Ditadura em um país do tamanho do Brasil e os mais de 100 mil mortos no golpe militar cubano, podemos ver que há uma distorção nas proporções de números... Isso para não falar dos números de outras nações que foram vitimas de golpes de esquerda.

    Considero uma brincadeirinha assassina muito cara, onde existe excesso de poder centralizado nas mãos de poucos e quem paga o preço é a população que perde o maior direito da humanidade, o do livre arbítrio, tendo que sucumbir às escolhas estatais. É triste ver seres humanos, tratados como bichos, sem o poder de ir e vir, sem poder escolher o que querem e gostam, tendo apenas que se satisfazer com o pacote pronto que lhes é oferecido.

    É o sonho de Lula, transformar nosso país em uma ditadura de esquerda... A cartilha ele sabe de cor e salteado, não foi a toa que quando entrou no poder utilizou da arma básica do referendo para tentar desarmar a nossa população. Graças a Deus nosso país é grande demais e apesar da política corrupta ainda podemos contar com a democracia em certas escolhas e o bom senso falou mais alto... Mas ele continua seguindo a cartilha e temo as consequencias da propagação do PT no Brasil.

    Adorei a analogia entre Darwin e o Capitalismo. É uma pena que muita gente ainda se comova com o discurso de um presidente ignorante, que chegou ao poder vencendo pela insistência... É uma pena maior ainda que este seja o símbolo e exemplo a ser seguido pelo brasileiro, afinal, que mais deveria ser um representante senão o maior exemplo de uma nação?

    Você já leu Olavo de Carvalho?

    ResponderExcluir
  4. Camila, qual seu email, msn, etc? no seu blog não tem nenhum contato.

    ResponderExcluir
  5. hahaha, sou uma anônima mesmo!!! Brincadeira: camila.lisboa@gmail.com

    Não uso msn, mas sou ótima com e-mails.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. ola pessoal, sou professor de historia e sei muito bem como se passou as ditaduras e o cumunismo em nosso pais e em outros que ouveram golpes, mas o q tenho a dizer que a explanação do nosso amigo ñ foi das mais claras mas o q a senhorita Camila expõe deve ser pq ela ainda ñ tirou um tempinho para conhecer melhor o q é o socialismo.
    Camila da uma olhada para atraz e temta ver um pouco as mudanças q ouveram, sei que ainda ñ estamos em um modelo politico e administrativo perfeito mas podemos acreditar em algo de bom.
    Vc mesma disse q é antisocialista nata, isso é um direito seu pq somos democraticos mas procure tentar enterder um pouco e ver os dois lados da moeda assim vc conseguira ver q ja estivemos muito pior, ñ q eu esteja contete por completo mas sei que ja tivemos uma evolução, quanto ao presidente Lula chamalo de iguinorante é meio fora de mão, o mesmo tem um curso tecnico de torneiro mecanico mas me diz quantos doutores estiveram no poder e o q foi feito em virtude da ñação? Se vc é uma mulher bem sucedida deve existir um motivo o qual ñ nos vem ao caso, mas faça um abreve analise de como era antes e como esta agora.
    Meu Email(ed_esparta@yahoo.com.br)
    espero sua resposta.

    ResponderExcluir
  7. Edson,
    Em primeiro lugar muito obrigado pelo seu comentário, idéias podem divergir e é assim que a história humana evolui.
    Apesar de discordar totalmente de você, respeito muito sua opinião e sempre reflito sobre as idéias divergentes.
    Nosso país não evoluiu em nada, gostaria que você me apontasse algum órgão público ou algum serviço público que melhorou na era Lula. Acho até que piorou muita coisa, mas o viés capitalista de Lula incentivou a iniciativa privada e com a estabilidade do Real aumentaram os investimentos. Porém o setor publico continua muitooooooo atrasado em tudo.
    Nestes últimos sete anos a única coisa que mudou foi à renda média dos brasileiros que não se deve creditar a nenhum presidente, pois quem movimenta a economia é a iniciativa privada, dar liberdade a ela é primordial, quando o governo se mete em alguma coisa tudo desmorona. Por isto devemos ter um banco central independente, para que ele administre a economia.
    Ao governo devemos creditar as melhoras dos serviços públicos como educação, saúde, segurança e etc. e a meu ver tudo piorou, me aponte algo que não.
    O comunismo fracassou, todos os casos deste modo de produção foram derrotados, e a causa é somente uma: sem concorrência nada evolui, assim é a própria natureza. Estatizar as coisas só traz malefícios, viram monopólios e cabide de empregos.
    Sinto não compartilhar com sua opinião, mas a respeito.
    Abraços
    Carlos

    ResponderExcluir
  8. Edson, seu discurso não é nada diferente de qualquer professor de história que tive na vida... Parece que existe uma relação muito forte entre esta profissão e uma simpatia com o socialismo. Esses dados obtive estudando uma história de contramão, por isso não bate com tudo que todo mundo pensa, principalmente no que diz respeito à ditadura de direta que houve no Brasil. Não estou defendendo como algo positivo, mas tenho certeza que as politicas de esquerda demonizaram os fatos muito mais do que o que se relata sem fazer correlações com as ditaduras de esquerda citadas. Sou empresária, pago impostos, emprego pessoas, atuo pessoalmente no desenvolvimento delas e o que vejo do outro lado, quando me esbarro em órgãos públicos para liberar meus projetos é muita gente preguiçosa, acomodada com a tal segurança do concurso público, mamando nas tetas e em muitoooos casos pedindo propina para fazer os processos andarem. É uma vergonha!!! Pra completar uma justiça paternalista, com uma lei cheia de brechas, onde o empregador sempre se prejudica, pois a mentalidade do brasileiro, do malandro de querer se dar bem é algo disseminado e inclusive enaltecido por intelectuais de respeito como Chico Buarque e assim se cria uma sociedade com esse ranso da preguiça, de querer se dar bem e as pessoas que botam a nação pra andar, trabalhando 12 meses ao ano para contribuir durante 5 meses pagando impostos, sem direito à férias e se sentindo na corda bamba por terem empregados que podem inventar formas de colocá-lo na justiça, sendo apunhalados pelas costas, são vistos como vilões do sistema. O PT demonizou as privatizações de FHC, transformou o bolsa escola no bolsa esmola, surfou numa onda boa da economia mundial após ter recebido de bandeja um país mais "arrumado" que nunca e ainda quer colher os louros de tudo isso. Minha experiência pessoal de convívio com servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada me fazem ter certeza que os da segunda opção contribuem muito mais para o desenvolvimento da nação em todos os aspectos...

    ResponderExcluir