sexta-feira, 22 de maio de 2009

Individualidade (para os psicólogos de plantão)

Caros, estou aqui pensando: a individualidade não existe? Somos parecidos demais, nossos desejos são extremamente comuns e sociais. Estou aqui lendo um livro sobre linguagem, ora até nossa forma de pensar e de se expressar é coletiva e totalmente socializada. Se quiséssemos simplesmente querer pensar diferente do próximo não conseguiríamos. Nosso raciocínio é baseado em nossa linguagem, este é voltado à forma de expressão, e em como meu interlocutor irá entender e refletir sobre algo. Buscamos esta individualidade, mas ela provavelmente não funciona como gostaríamos que funcionasse. Então o que é o "Eu” (do psicólogo) ou o "Ser" (do filósofo)? Vamos discutir mais este assunto, acho extremamente importante, sem a busca da definição do "Ser", como podemos nos sentir vivos?

Um comentário:

  1. Carlos,

    Acho que poderá obter muitas respostas a partir dos estudos de Jung sobre o Inconsciente Coletivo.

    É um dos pontos em que ele se difere de Freud, que defende o inconsciente pessoal apenas.

    Cada indivíduo tem sim sua bagagem de inconsciente pessoal, mas existe a inconsciente coletivo que se repete através de padrões, ao longo da história.

    Um grande exemplo disso são as mitologias. Pode reparar, os temas se repetem, mudam-se as regiões, as épocas e os nomes, porém os enredos são sempre os mesmos e universais: desde os deuses gregos e romanos até os orixás do candomblé.

    ResponderExcluir