segunda-feira, 20 de julho de 2009

Fé x Razão

É realmente muito difícil escrever um artigo sobre os limites da convivência entre as pessoas religiosas e outras que não acreditam em fé, digo isto porque estas últimas não necessariamente são ateias, apenas não acreditam em fé, não acreditam em algo que não seja concreto para elas. Concreto, neste caso, seria alguma prova física de algo.
A vida é realmente um mistério, mas cada vez que a estudamos e a analisamos não encontramos prova alguma de uma existência superior. Não acho que devamos sair por aí dizendo que Deus não existe por que ainda não encontramos prova nenhuma do vazio absoluto, e a ciência jamais provará isto, não é objeto da ciência provar a existência do absoluto, logicamente é impossível provar isto, apenas acho que não deveríamos dizer que ele existe sem uma prova, o ônus da prova está na religião e não com os ateus, pois eles dizem que Deus existe sem, de fato, ter alguma prova disto.
O estranho é pensarmos que uma sociedade sem fé talvez fosse mais feliz, mais tolerante com as diferenças e mais evoluída em termos de direitos civis. Devemos viver respeitando o próximo e não a Deus, as pessoas com que convivemos são mais reais que Deus e por isto viveríamos mais felizes se tivéssemos uma relação mais harmônica com nossos vizinhos.
Qualquer forma de pré-conceito, nacionalismo, religião e racismo não nos ajuda a construir uma sociedade mais feliz, pois qualquer tipo de separação e segregação da sociedade em grupo gera conflitos e ódio. Portando na verdade a religião destrói a sociedade por dentro, já que cria indivíduos que reúnem-se em grupos e que não gostam de se relacionar com outros grupos. Uma sociedade sadia aceitaria a forma individual de cada um, sempre tendo uma idéia de comunidade maior, aqui e agora, e não após sua morte.
Podemos perceber que as sociedades mais harmônica são aquelas que apresentam menor grau de religiosidade como a Holanda, Suécia, Noruega, Finlândia, nestas sociedades as pessoas sempre tem uma idéia de convivência social como mais importante que suas ideais individuais.
Quando algum cidadão diz que é preto, que é branco, que é brasileiro, que é cristão, está na verdade colocando seu grupo social acima da sociedade geral e isto é que gera os conflitos. Este indivíduo está dizendo que seu grupo é importante para ele e que o outro está errado. Quando pensamos e acreditamos em nós mesmos e que o respeito na convivência é mais importante que tudo, não existem mais conflitos, continuaremos tendo nossas diferenças individuais, mais não estaremos colocando-as como superior ao respeito ao próximo.
Pode parecer exagero para vocês, mas direi que a religião é fascista, ela segrega os grupos sociais e impõe seu ideal como superior a eles e a sociedade.
O que me deixa decepcionado com minha sociedade hoje, é que ela não aceita um mundo sem religião, ela rejeita pessoas sem fé e consideram-na sem ética e sem moral, quando na verdade estas pessoas são muito mais tolerantes com o mundo a sua volta, pois não precisam explicá-los através de pensamentos abstratos. Religiosos preferem uma sociedade que não evolua, que não questione o mundo nem a vida, que apenas aceite o mundo como Deus nos entregou. Esta falta de crítica é também fascista, indivíduos que pensem da mesma forma são mais fáceis de ludibriar e de manipular.
Porque é tão difícil para alguém enxergar um mundo sem um criador? Será o medo do vazio? Medo da morte? Medo da falta de perspectiva? Não é um pergunta fácil de responder, pois envolvem aspectos sociais e individuais. Seres humanos envolvidos em família são mais fáceis de dominar, pois tem algo para cuidar e zelar. A religião valoriza a família para agregar pessoas e criar domínio sobre elas, o homem em seu estado natural não era um ser familiar, a família limita o homem em vários aspectos e o faz perder sua vontade de descobrir e criar coisas novas. O relacionamento em família também é uma forma de segregação social, pois torna seus membros mais importantes que os de fora do grupo. Este amor exacerbado entre os membros de uma família o faz respeitar menos sua sociedade e o próximo e o faz valorizar demasiadamente seus membros, trazendo conflitos menores que destroem nossas vidas individuais.
Quando a religião diz que este sentimento familiar é importante e é divino ela está querendo lhe dizer que você não é mais um ser individual, e sim um ser familiar, o que importa não são seus conflitos internos e sim a relação de sua família com o meio, é mais fácil dominar um ser assim, um ser que precisa ser aceito socialmente para manter sua família segura, neste momento a religião destrói nosso poder individual de criação e construção de uma sociedade melhor e mais justa.
O amor não pode ser algo divino, o amor apenas mantém a prole segura por um período grande de tempo. O ser humano é o animal mais dependente da mãe que existe neste planeta, nenhum outro animal precisa de 10 anos, em média, para poder caçar sozinho e poder se manter, isto traz muitas conotações sociais que não estamos acostumados a nos deparar. Sua dependência cria laços muito fortes com sua família. Sem este sentimento estaríamos extintos há muito tempo, portanto o amor é necessário a nossa existência, mas não é algo sobrenatural.
Uma sociedade sem religião não é algo distante e utópico, podemos experimentar isto hoje em diversos países do mundo. Estas sociedades são mais harmônicas, são mais igualitárias e mais felizes sobre diversos pontos de vistas.

4 comentários:

  1. Carlos,

    No texto você faz uma análise da fé sobre apenas um aspecto. Fé Religiosa!
    No que se refere à segregação em grupos superiores que a fé gera, discordo contigo, uma vez que todas as fés no final das contas levam para o mesmo caminho, ou seja, tentam explicar ou passar ensinamentos importantes para se viver em sociedade.

    Você não concorda comigo que esses ensinamentos são de respeito e amor ao proximo, etc, como se fossem um cógido de ética INDIVIDUAL? Esses ensinamentos não são passados para serem usados apenas com os membros do "grupo" ou "familia". São para a melhor convivencia em sociedade!

    Com base nos paises que você cita como "países sem religião", concorda comigo que eles são países desenvolvidos e com isso com menos necessidade de mensagens sobre "Fé" num futuro melhor.

    A fé é usada não apenas como um método de dominio, mas como uma forma de apasigual uma sociedade que se encontra sem esperança de melhora no futuro!

    A fé pode ser um mal, mas é fundamental, para a criação de uma sociedade humana.

    Abraços

    Pedro Rivas

    ResponderExcluir
  2. Vamos por partes:
    1) Qualquer tipo de fé é prejudicial, pois fé não exige questionamentos, é apenas uma crença, considero que tudo merece ser discutido, não acredito nem tenho provas que exista uma verdade absoluta;
    2)A fé religiosa somente passa ensinamentos de controle social, para que possam se perpetuar no poder, não considero isto necessário nas sociedades atuais;
    3) Não considero estes ensinamentos respeitosos com o próximo e sim apenas para aqueles que fazem parte deste grupo, para os outros são extremamentes egoistas e exclusivos;
    4) Considero que a fé foi importante para a convivência humana nos momentos em que não existia a razão, o conhecimento acumulado e nem a ciência. Atualmente não precisamos mas dela, o processo de busca, de exploração e descoberta que hoje rejem nossas vidas suprem nossas carências;
    Valeu pelos argumentos, foram bem colocados, vamos continuar o debate.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. CARLOS,
    ACHO QUE VC FAZ COMENTÁRIOS MUITO INTERESSANTES, MAS EM ALGUNS MOMENTOS VC ESCREVE DE UMA FORMA UM POUCO "RADICAL". A RELIGIÃO TEM MUITOS ASPECTOS RUINS, MAS PRA QUEM ACREDITA SIGNIFICA CONFORTO E SENTIDO À VIDA. ESTAS IDÉIAS DE "BUSCA POR IDEAIS INDIVIDUAIS" SÃO MUITO BONITAS QUANDO VC É JOVEM, MAS AOS 80 ANOS E SEM FAMILIA... DIFICULMENTE VC VAI BUSCAR ALGUMA COISA E SUA VIDA VAI ESTAR SEM SENTIDO APESAR DE TER CRIADO OUTRAS COISAS... O SER HUMANO É MUITO CARENTE E A RELIGIÃO OFERECE UM CONSOLO. QUANDO SE PERDE UM ENTE QUERIDO NÃO SE DESEJA PENSAR QUE AQUELA PESSOA VAI SER APENAS UMA MATÉRIA EM DECOMPOSIÇÃO (NITROGÊNIO, CARBONO, OXIGÊNIO, FOSFATO...) QUE VAI APENAS FAZER PARTE DO CICLO BIOLÓGICO. AS PESSOAS PRECISAM ACREDITAR QUE A VIDA TEM UM MOTIVO. A RELIGIÃO É CAPAZ DE SALVAR VIDAS QUANDO FAZ UM DROGADO ACREDITAR EM DEUS, POIS MUITAS PESSOAS SÃO PERDIDAS, CONFUSAS E POR ISTO NECESSITAM ACREDITAR. CASO CONTRÁRIO OS INDICES DE HOMICIDIOS E SUICIDIOS SERIAM MAIORES... ALIÁS, A HOLANDA É UM DOS PAISES COM MAIORES INDICES DE SUICÍDIO... E AI? SERÁ QUE É UMA SOCIEDADE PERFEITA? SERÁ QUE EXISTE CERTO OU ERRADO? HIHI CADÊ NICOLAU MAQUIAVEL PARA AJUDAR NESTA DISCUSSÃO??

    ResponderExcluir