segunda-feira, 21 de março de 2011

Precisamos mesmo de Paz?

Esta palavra tem me intrigado há tempos, sempre me perguntei pelo seu significado, principalmente quando alguém deseja “Paz” à outra pessoa. Podem apostar, as respostas são bastante variadas quando insisto na definição. Acho que no fundo a palavra “Paz” virou um modismo e as pessoas não sabem seu verdadeiro sentido, e pior, suas consequências.
Não encontramos “Paz” em nada em nossas vidas, não temos paz quando nascemos, não temos paz quando choramos por comida, quando ouvimos milhões de “nãos” dos nossos pais, quando temos que lutar pelo nosso espaço num grupo, seja pessoal ou profissional. Então, ora bolas, porque almejamos tanto isto, já que não faz parte de nossas vidas. Eu somente consigo encontrar alguma definição: na morte. “Paz” nada mais significa que “vazio” e este somente podemos encontrar quando morremos. Uma explicação para este desejo poderia sugerir nossa eterna insatisfação, nosso desejo de querer sempre aquilo que não temos. Poderia ser também por acomodação. Pensando bem, será que desejamos a morte? Bom tema para um próximo artigo, ah como me divirto escrevendo. Sei lá, deixo a pergunta no ar.
Desculpem aos que adoram esta palavra, mas na verdade ela não existe, não existe uma definição adequada para ela que possa ser provada. Digo isto porque não existe em nosso estado psicológico, não faz parte do intelecto humano, nem da natureza humana. Alguém poderia dizer que a meditação é um estado de Paz, entretanto eu diria que é um estado de guerra. Quando meditamos estamos tentando paralisar nossas inquietudes, nossos desejos, nossos conflitos internos e isto é lutar arduamente contra nossa natureza. Dito isto, vou mais longe: se não temos este estado natural, então é porque não precisamos dele.
Vivemos numa eterna luta pela sobrevivência, alias todos os seres vivos, então a Paz nos mataria aos poucos, nos deixaria num estado de desatenção que poderia ser fatal, por isto ela foi excluída de nossas qualidades, já que não constitui num diferencial de sobrevivência. Não poderíamos enxergar novos horizontes com ela, não desenvolveríamos novas habilidades, nem buscaríamos alcançar sonhos. A Paz simplesmente nos paralisaria. Ela nos empobrece, nos deixa sem rumo, sem meta, sem sonhos.
Sem brigas, sem buscas, sem guerras, não seríamos nós mesmos, não teríamos identidade, seríamos mais um ao vento dos outros. Todo o tempo precisamos nos afirmar perante o próximo, este conflito faz parte do convívio humano em sociedade e é importante nas relações sociais. O conflito cria espaço, move montanhas, realiza sonhos e também constrói novos mundos e novas sociedades.
Desculpe os “pró-paz”, mas não teríamos chegado até aqui com ela. Foi através de conflitos e guerras que nos desenvolvemos. Guerras trouxeram tecnologia, saúde, riqueza e também nosso bem maior que é a liberdade. No fundo toda guerra ambiciona liberdade, seja ela boa ou ruim, o referencial será sempre do vencedor. Liberdade jamais será conquista com Paz. Vocês preferem viver em Paz, sobre controle, ou em batalhas buscando a liberdade? Pensem um pouquinho nisto.
Dito isto, chego onde desejava, as guerras são imprescindíveis para a manutenção do mundo livre, justo e fraterno que alcançamos em algumas partes do globo. Se pregarmos demasiadamente a Paz, poderemos ser tomados pelos que querem alterar o status quo e estes últimos estarão muito mais preparados. A mudança nem sempre é boa, muitas vezes voltamos no tempo e regredimos com ela.
Devemos lutar pelos nossos ideais, sem esta meta perderemos qualquer tentativa de realização, triunfo e felicidade em nossas vidas. Então, por favor, não se desejem paz, nem agora, nem no ano novo, nem em vossos aniversários. Precisamos é de força, coragem e paixão (adoro esta palavra). Deveríamos desejar batalhas para que possamos testar nossos limites e nos superarmos, só assim estaremos crescendo e reinventando nossas vidas, nossas metas e nossos sonhos.
Boa guerra para você também.

7 comentários:

  1. É preciso ter força para sobreviver, mas é preciso coragem para aprender a viver.
    Enfim, é preciso ter muita força para enfrentar as batalhas do dia-a-dia, mas é preciso muita coragem moral, para vencer-se a si mesmo.
    É preciso matar um leão por dia nesse nosso cotidiano nostalgico para ver que oque realmente vale são as guerras que enfrentamos na certeza de termos conquistado oque merecemos .

    Barbara Camila

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua visão sobre o tema!

    Maaaaas (eu sempre tenho que ter um mas nos teus tópicos, rs)...

    Quando desejamos paz, estejamos desejando um estado de tranquilidade, a ausência de violência, ou coisas semelhantes.

    Desejar paz, é como desejar felicidade, e até paixão (já que vc gosta dessa palavra), qualquer uma dessas coisas são momentâneas na vida de qualquer um, mas não é por isso que as mesmas são desnecessárias, ou que não precisamos delas. Quem deseja viver em eterna gerra? Vc aguentaria viver numa casa em que o tempo todo as pessoas vivem brigando? É claro que não, em algum momento vc vai desejar a "paz" na sua casa, vai desejar que o povo encerre as brigas.

    É verdade que as gerras trouxeram muitos avanços tecnológicos, e outros benefícios, mas quem quer viver em gerra? É impossível não desejar a ausência de violência, logo, é impossível alguém não desejar a paz.

    Fica na paz Carlos... hihihihi

    Sisi

    ResponderExcluir
  3. Adorei o comentário da Sisi!!

    Sua definição de paz para mim ficou parecendo uma definição de estagnação... Não é bem isso.

    A alma humana é realmente inquieta e acho que esta inquietação é realmente frutífera, gera progressos, faz a gente superar limites, etc... Mas ela associada a uma atmosfera pacífica é muito boa. Imagine uma mente conflituosa em um ambiente conflituoso (de guerra por exemplo).

    Ambientes de guerra geram desespero, as pessoas deixam de ter planos a longo prazo, pois o único plano passa a ser sobreviver. Quando vemos relatos de pessoas que passaram por guerras podemos perceber que o máximo que elas construíram foi a liberdade delas... Nenhuma guerra constrói império, apenas fugitivos em busca de um lugar tranquilo.

    Camila

    ResponderExcluir
  4. Isto não é uma crítica é apenas uma observação, reparem que a paz é muito mais almejada pelas mulheres, e sabem porque? por que as mulheres precisam de segurança para viver, faz parte da formação natural delas, segurança para criar seus filhos. Inconscientemente as mulheres sempre ficarão com a opção mais segura. Disse isto porque continuo afirmando como um mundo em "Paz" seria um tédio, seria uma espécie de socialismo onde todos precisariam ser iguais. Sim, disse iguais, pois onde houver diferenças haverá conflitos. Paz seria como o paraíso biblico, ou seja, um tédio, já imaginou um mundo onde todos pensassem da mesma forma, todos sorindo sem preocupações? Desculpem, sem tristeza não existe a alegria, sem conflitos não existiriam as diferenças e não seríamos desafiados.
    Prefiro ser desafiado a todo instante que viver num estado ilusório que somente existe num mundo virtual.
    Outra coisa, que estória é esta de mundo perfeito? acredita mesmo nisto? como seria então, fiquei bastante curioso.

    ResponderExcluir
  5. Bem, não comentou nada sobre minha definição do que acontece com as pessoas que vivem e saem de uma guerra física. Detesto a violência...

    O embate psicológico e intelectual sim, este é uma riqueza. Mas não acho que ele tire a paz e nem que seja sinônimo de guerra. É um modo de crescer e desenvolver e isso não tem nada a ver com guerra ou paz.

    Quanto à segurança feminina... Não posso opinar, não tenho filhos e sou fã da minha liberdade.

    Carpe diem!!

    Beijos!!

    Camila

    ResponderExcluir
  6. O argumento da paz mais desejada por mulheres devido ao desejo de segurança faz sentido para mim. Basta observarmos ao redor , a maioria dos grandes empreendedores são homens, assim como grande parte dos investidores da bolsa de valores (apesar da crescente participação feminina neste setor). Estes são negócios que pressupõem risco, logo não são seguros. Em geral, os homens arriscam mais, inquietam-se mais (claro que existem exceções).
    Por outro lado, acredito que o equilíbrio é sempre a melhor escolha. Precisamos, todos, de um pouco de paz e um pouco de "guerra" (excluo daqui as guerras armadas e violentas) para vivermos sem tédio e em crescente evolução.

    Marcela Costa

    ResponderExcluir
  7. Sensato, racional e coerente. Cachorros de Palha mudou mesmo sua vida, kkkkkkkkk.
    Beijos Marcela.

    ResponderExcluir