terça-feira, 8 de junho de 2010

A Era do Twitter

Estamos definitivamente na era do superficial, do imediato e do provisório, portanto bem longe de algo que possa ser chamado de filosofia. Ao contrário do que muita gente possa achar, filosofia é uma ciência e como tal não tem “viagem” nenhuma, tem um objeto de estudo próprio e seus métodos racionais e lógicos de linguagem.
Fico imaginando o que podemos escrever em 140 caracteres que seja importante para alguma coisa ou para alguém. Um argumento ou uma idéia não pode ser desenvolvido em tão pouco conteúdo, então para que serve o Twitter? Ora bolas, para merda nenhuma, ou para informar alguém sobre a vida alheia, incrível como sites que contam sobre a vida cotidiana das pessoas prosperam, o facebook é um deles. Não vou mentir que não tenho uma conta lá, mas nunca falei sobre meus afazeres domésticos lá, quem iria querer saber se estou feliz ou triste? Ora bolas, que saco isto, recebo constantemente aviso sobre fulano feliz, sicrano cansado, realmente tem gente que não tem o que fazer, um escrevendo estas bobagens e outros comentando, incrível. Parece que estou mesmo fora de sintonia com o mundo.
Outro site destes é o Orkut, este nem posso falar muito, pois nem conta tenho, mas deve ser do mesmo estilo do facebook. Ora amigos, vamos discutir idéias, posições políticas, filosofia, ou alguma coisa que possa nos proporcionar algum conhecimento. O que está acontecendo com todos a minha volta? Todos parecem preguiçosos em ler algo que tenha mais de 140 letras, que pobreza de espírito. Outro dia um colega disse que não lia o blog da liga porque os textos eram muito extensos, que tristeza, realmente é melhor nem ler, não vai entender nada mesmo, se tem preguiça de ler, imagina para analisar a leitura, muito trabalho, rs.
A era do Twitter é a era do superficial, e encontrou neste site seu ápice, o cumulo do nada. Muita informação inútil. Estes dias li um artigo sobre o fim dos jornais e dos conteúdos jornalísticos, como ninguém quer pagar por nada na internet, os jornais não tem como prosperar e pagar os salários justos dos bons jornalistas. Dizem que será difícil produzir matérias bem feitas num mundo de blogs, facebooks e orkuts, ninguém está interessado em conteúdo, todos querem saber o que o próximo artista global comeu ontem, me poupem. Como alguns dizem por ai: parem o barco que eu quero descer.
Pois é, a Liga precisa fugir disto, e tentar, sempre, produzir conteúdo, idéias, discussões, ou qualquer coisa que estimule o conhecimento. Utilizamos um blog para fazer isto, e blog também não é a melhor ferramenta, não dá para produzir algo fundamentado em tão poucas palavras, no entanto esta é apenas uma ferramenta, vamos começar este ano nossas reuniões semanais onde buscaremos a discussão de textos e artigos com fundamento e também procuraremos produzir os nossos, como muito vinho é claro, aguardem.

4 comentários:

  1. Nietzsche filosofava em aforismos concisos e, em menos de 140 caracteres, conseguia expressar algo interessante. Cuidado para não generalizar sua limitação de expressão a todos.
    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Bem observado, mas ele era um genio e escrevia muito por metáforas, e acho que seria muito difícil entender estes aforismos sem ler sua obra e enteder os contextos.
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. "..para que serve o Twitter? Ora bolas, para merda nenhuma, ou para informar alguém sobre a vida alheia.."

    Discordo da afirmativa. Isso mostra que vc conhece as ferramentas de um jeito bem superficial e não sabe aproveitar os benefícios que elas podem promover.

    Entendo sua critica, pois a grande maioria das pessoas está na superficialidade mesmo, estão apenas interessadas na vida alheia dos outros (prova disso é o sucesso dos BBBs ¬¬)

    Acredito que como tudo na vida vc tem que saber extrair o lado bom das coisas, de acordo com os seus interesses e crenças.

    O segredo do twitter ser útil é seguir as pessoas certas. Eu entendo que na sua visão o twitter não tenha utilidade pelo fato de ser possível enviar apenas 140 caracteres. Mas por ser assim limitado, lá não deveria ser um espaço pra troca de idéias mais extensas, e sim um meio de iniciar a discussão.

    No meu twitter não sigo amigos, apenas aqueles que postam algo útil, ou no máximo da minha futilidade algo engraçado. Na verdade eu tenho o twitter como uma espécie de RSS. É muito útil, pq assim não preciso viver indo no blog da pessoa pra ver se ela atualizou, o próprio autor do blog informa via twitter. Assim como vc usa a frase do seu msn pra divulgar as novidades desse blog, muita gente utiliza o twitter pra isso.

    No geral, pra mim a utilidade maior do twitter é divulgar links que possam conduzir os interessados a um texto maior. É uma espécie de filtro. Se em 140 caracteres fui despertada a ler sobre um assunto, eu sigo o link, se não, ignoro a msg.

    Ex: Sigo twitter do jornal local, e qdo me interesso pela noticia sigo o link q eles disponibilizam para uma leitura maior ou para um vídeo da reportagem. Se não me interessou, apenas perdi o tempo lendo o anuncio da reportagem, e não ela inteira.
    Outro exemplo que pode ser útil para algumas pessoas, são os twitters de idiomas, que diariamente postam algumas curiosidade ou expressões. O aprendizado por menor que seja, acabo se tornando em longo prazo útil, já que todo dia a pessoa tem a oportunidade de aprender algo novo.

    Se a liga da virtude tivesse um twitter, serviria não para expressar suas idéias como um todo, mas apenas para instigar o leitor a vim ler os textos enormes, como diria seu amigo preguiçoso... hehehehe. Seria possível colocar os links dos novos artigos. Ou colocar uma frase polêmica com o link do blog sobre o assunto na integra. Enfim, seria uma ferramenta de divulgação =D

    No mundo em que vivemos, com a correria que estamos, é uma mão na roda o twitter.

    Agora defendendo o orkut. Lá há um espaço de fórum, onde é possível criar “comunidades” onde pessoas do mesmo interesse podem se unir em um só espaço pra discutir idéias. Seria possível criar uma comunidade do blog para discutir variados assuntos de filosofia. Essa discussão estaria lá sempre disponível até para os novos membros. Não seria uma discussão limitada aos comentários de cada post do blog, entende?

    Eu por exemplo já troquei muitas idéias, tirei dúvidas e fiz amizades em comunidades relacionadas aos assuntos da minha área.

    Mas é lógico que tem seu lado fútil, mas útil tb. Compartilhar fotos é um exemplo.

    Bom, melhor parar por aqui, pq se não passo o dia escrevendo os benefícios das ferramentas sociais. Tudo é questão de saber como usar ;)

    ResponderExcluir
  4. Bem observado Sisi, gostei da sua sugestão, vou usar meu twitter para avisar sobre novos textos, é que ainda não tinha achado nada pratico para ele, obrigado pelo esclarecimento.
    Beijos.

    ResponderExcluir