quarta-feira, 18 de maio de 2011

Verdades Absolutas

Acho interessante republicarmos alguns artigos do passado, pois as vezes os assuntos necessitam de mais profundidade ou reflexão. Publiquei este texto em dezembro de 2009 e como Marcela trouxe este tema novamente, resolvi continuar a discussão, apenas uma ressalva, acho que estava de mal humor quando escrevi, o que acham?

Publicado em Dez/2009:
Hoje vou escrever sobre algo que me atormenta há 1 semana. Aprendi que escrever é uma forma de aliviar as tensões e de refletir sobre as coisas que nos afligem no dia-dia.
Na semana passada tive uma briga com uma grande amiga e isto nunca é bom, discutimos sobre nós mesmos, nada de filosofia ou assuntos polêmicos, mas o que me afetou foi a forma com que ela terminou a discussão simplesmente dizendo para eu ficar com minhas verdades absolutas.
Verdades absolutas? Logo Eu. Gostaria, então, de falar um pouco sobre isto e tentar me defender desta acusação. Verdades absolutas dependem de algo absoluto. Acreditar em um criador ou Deus ou algo maior é sim acreditar em verdades absolutas. Ora, se existe um Deus existe alguma verdade ou razão para tudo isto existir, neste caso pessoas que acreditam em Deus devem necessariamente acreditar em verdades absolutas. Sendo assim, por favor, quem tem fé em Deus ou em algo absoluto e me diz que verdades absolutas não existem não está sendo coerente e fiel a suas idéias.
Pois é, eu não acredito em Deus, nem em algo maior, nem em nada absoluto, me considero agnóstico, portanto somente acredito naquilo que posso provar, ou seja, em mim mesmo, em minha própria existência. Como posso acreditar em verdades absolutas? Ou ainda mais, como posso ter verdades absolutas?
Depois de me analisar e de reler alguns de meus textos anteriores no blog comecei a perceber algumas afirmações que poderiam dar margem a interpretações errôneas por parte dos leitores, principalmente daqueles que não me conhecem muito.
Se vocês perceberem nestas leituras vão compreender que vários textos são contraditórios entre si, ou seja, afirmações feitas em alguns são rebatidas em outros. Comecei então a perceber que é justamente minha forma afirmativa de escrever que poderia sugerir tal interpretação.
Vamos discorrer um pouco sobre esta forma de escrever. Sou estudante de filosofia e, portanto, minha forma de escrever traz alguns traquejos de textos filosóficos e também científicos que adoro. Filosofia é uma ciência e como tal precisa estabelecer alguns elementos essenciais da ciência, que são teses, teorias, provas, experiências, observação, etc. Todos os filósofos e cientistas publicam suas obras de forma afirmativa, pois querem provar algo e para isto afirmavam suas idéias como verdades. Foi assim que o conhecimento humano se dissipou e evoluiu.
Apenas quando somos bastante afirmativos em nossas idéias é que despertamos o interesse da contradição. Engraçado, mas é assim mesmo que a filosofia, o conhecimento humano e a ciência evoluíram. A discordância entre as idéias desenvolveu e aprofundou o conhecimento, os debatedores defendiam suas idéias, não a mudaram através destes debates, porém a exposição destas, as fizeram serem postas a prova da contradição e assim as fortaleceram.
Vejam como exemplo: se colocássemos duas pessoas para debater sobre o governo Lula, uma petista e outra do PSDB teríamos um debate acalorado, e bastante rico em argumentos, provavelmente nenhum dos 2 mudaria suas idéias, mas alguém que estivesse assistindo ou lendo este debate poderia tirar várias conclusões e opiniões sobre isto. Ao contrário se tivéssemos um debate morno com pessoas, digamos “equilibradas”, com opiniões muito pautadas, não teríamos divergências ou diferenças exarcerbadas de idéias. O que quero dizer é que os extremos são importantes no estabelecimento e desenvolvimento do conhecimento humano.
Todos os grandes pensadores, filósofos e cientistas na história humana foram bastante afirmativos em suas idéias, as defenderam com unhas e dentes e eram também presunçosos, orgulhosos e arrogantes. Com isto, despertaram outras idéias e opiniões e ajudaram, cada um de sua forma, ao desenvolvimento do conhecimento humano. Como exemplo temos Platão, Aristóteles, Nietzsche, Isaac Newton, Maomé e o próprio Jesus Cristo. Para eles, suas idéias eram verdades absolutas e eles mudaram o mundo.
Portanto, não se deixem levar pelo modismo de serem maleáveis e bonzinhos. Sejam sim coerente com suas idéias e doa a quem doer sejam afirmativos, pois somente assim irão gerar as discussões e debates necessários para criar algo novo e evoluir o mundo a sua volta. Acreditem, qualquer um de nós pode mudar o mundo, todos temos este poder e esta força.
Não tenho nenhuma verdade absoluta, pois não acredito nisto, mas escrevo e debato minhas idéias como se as tivesse, assim como fizeram todos os grandes homens que nos antecederam. Quero estimular o debate sempre pautado em idéias, não em coisas ou pessoas. Com isto procuro desenvolver meus pensamentos e das pessoas que me cercam para que, quem sabe, um dia, alguém possa pensar, criar e desenvolver algo novo que vá mudar a vida de todos e serem lembrados pela eternidade. Que a diversidade de opiniões prospere.
Sejamos arrogantes e presunçosos, por favor.

9 comentários:

  1. Muitooo legal!!!

    Adorooo uma polêmica, discussão, etc... Desde que perceba que há uma pessoa embasada do outro lado!!

    Discutir com quadrúpede que simplesmente acredita em idéias prontas e não sabe dizer o porquê é uó!!!

    Belo texto!! Bjsss

    ResponderExcluir
  2. "Amigo é coisa para se guardar
    Debaixo de sete chaves
    Dentro do coração
    Assim falava a canção que na América ouvi
    Mas quem cantava chorou
    Ao ver o seu amigo partir

    Mas quem ficou, no pensamento voou
    Com seu canto que o outro lembrou
    E quem voou, no pensamento ficou
    Com a lembrança que o outro cantou

    Amigo é coisa para se guardar
    No lado esquerdo do peito
    Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
    Mesmo esquecendo a canção
    O que importa é ouvir
    A voz que vem do coração

    Pois seja o que vier, venha o que vier
    Qualquer dia, amigo, eu volto
    A te encontrar
    Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar."
    ...
    Se vc se importa com seus amigos de a eles a direito de se defender das acusasões que vc faz... Dos julgamentos precipitados e de suas conclusões. Um debate ou uma discussão é feito de argumentção de AMBOS os lados... não neguem este direito a outra parte.
    Perguntinha: como pode a diversidade de opiniões prosperar se vc não quer escutar as pessoas. Impossivel ter um debate assim!!!"

    ResponderExcluir
  3. Eu odeio debater sobre as coisas sobre as quais tenho certeza. Assim como para todos os 6 bilhões de seres humanos que habitam este planeta, me dói ser confrontado em minhas ideias. O conflito machuca. Como era bom fazer catequese, saber que Deus criou o mundo em 7 dias e que basta ser bonzinho para que tudo dê certo em sua vida! Que saudade das minhas verdades absolutas!! (Alguém ai lembra do questionamento "A ignorância é uma benção?")
    Pois é, a verdade absoluta é que tudo muda, todo dia... Voltando a um tema passado do blog, é justamente a ausência das verdade absolutas que caracteriza o risco. Nunca saberemos o dia de amanhã, se o que seguimos ou acreditamos é de verdade, se estaremos vivos.
    Acho que é justamente ai que entra a filosofia: não em buscar uma verdade absoluta e eterna sobre tudo, mas em aprender a aceitar que sempre estamos sujeitos ao risco da mudança e que o que acreditamos pode mudar ou desaparecer como num passe de mágica. O que importa é continuar aprendendo e nada melhor para aprender que saber ouvir aos outros... por mais que isso doa na gente!
    Aproveitando o ensejo do comentário acima, fundamento minhas ideias na boa e velha MPB:

    Vivo (Lenine)

    Precário, provisório, perecível;
    Falível, transitório, transitivo;
    Efêmero, fugaz e passageiro
    Eis aqui um vivo, eis aqui um vivo!

    Impuro, imperfeito, impermanente;
    Incerto, incompleto, inconstante;
    Instável, variável, defectivo
    Eis aqui um vivo, eis aqui...

    E apesar...
    Do tráfico, do tráfego equívoco;
    Do tóxico, do trânsito nocivo;
    Da droga, do indigesto digestivo;
    Do câncer vil, do servo e do servil;
    Da mente o mal doente coletivo;
    Do sangue o mal do soro positivo;
    E apesar dessas e outras...
    O vivo afirma firme afirmativo
    O que mais vale a pena é estar vivo!

    É estar vivo
    Vivo
    É estar vivo

    Não feito, não perfeito, não completo;
    Não satisfeito nunca, não contente;
    Não acabado, não definitivo
    Eis aqui um vivo, eis-me aqui.

    ResponderExcluir
  4. Carlão, quem te conhece, como eu creio conheço um pouco desse ser complexo que é vc, entende bem o que vc tentou expressas com esse texto. Não mude, seja vc mesmo; aqueles que tiverem o privilégio (como eu tive) de conviver com vc e dividir idéias com vc sabem como foi prazeroso e como crescemos como pessoas. Um abração de um amigo e admirador da sua pessoa.

    Sérgio

    ResponderExcluir
  5. Eu já te chamei de arrogante (algumas vezes) e já me aborreci muito com suas teimosas verdades, mas sem isto,talvez, eu não fosse tão estimulada à buscar argumentos e aprofundar conhecimentos para continuar a discussão. Eu só posso concordar que o extremo favorece a troca de idéias sim, porém, acredito que um pouco de flexibilidade para admitir certos exageros contribui para o crescimento pessoal.De qualquer modo, se você não fosse do exato jeito que é, nossa conversa já teria se esgotado. Beijo Carlos

    ResponderExcluir
  6. Oi é a 2ª vez que li o teu blog e reflecti tanto!Espectacular Projecto!
    Até à próxima

    ResponderExcluir
  7. Verdades Absolutas ou relativas.Mas
    que grande polémica,temos o hábito e
    a vontade de começar no meio de tudo
    o que nos propomos ensinar ou aprender.Conceitos subjetivos sobre,
    crenças,filosofias,religião,fé, etc.Porque não vamos ao real,porque
    não vamos ver com nossos próprios
    olhos.Charles Darwin,tinha muitas
    dúvidas,e viajou para saber e depois apresentar o que viu,e o que----

    ResponderExcluir
  8. ---estudou.Você e eu também podemos
    estudar,por exemplo,a NATUREZA.
    AS árvores,as plantas,as flôres.
    Há uma cadeia de evolução,tal como
    nos animais,ela está á vista de
    toudas as pessoas.
    Se observar, verá plantas estrema-
    mente parecidas,árvores quase iguais,e frutos tambem..É isto a
    REALIDADE.--um abraço

    ResponderExcluir
  9. ---estudou.Você e eu também podemos
    estudar,por exemplo,a NATUREZA.
    AS árvores,as plantas,as flôres.
    Há uma cadeia de evolução,tal como
    nos animais,ela está á vista de
    toudas as pessoas.
    Se observar, verá plantas estrema-
    mente parecidas,árvores quase iguais,e frutos tambem..É isto a
    REALIDADE.--um abraço

    ResponderExcluir