quinta-feira, 9 de junho de 2011

Legalização das Drogas

Como este assunto voltou aos noticiários, principalmente com o novo filme "Quebrando Tabu", estou publicando novamente este artigo postado no blog no dia 18/09/2009, com alguns novos comentários.

Vamos falar sobre um assunto para lá de polêmico, envolve nosso cotidiano, nossas vidas, a de parentes e amigos e afeta nossa liberdade individual. Mas uma vez não quero expor minha opinião como algo imutável nem definitivo, temos poucos exemplos de casos bem sucedidos no mundo e, portanto não devemos aceitar nem tomar nada como conclusivo.
Vou avaliar o tema de acordo com alguns tópicos importantes como:
  • Violência
  • Econômico
  • Político
  • Social
Violência: De acordo com ONU, 200 milhões de pessoas no mundo consumiram drogas ilícitas no mundo em 2003, não tenho dados mais atuais, e são justamente estas pessoas que alimentam um enorme mercado de bilhões de dólares (US$ 50 bilhões somente com cocaína) e que contribuem para outros crimes associados, como homicídios, roubos, furtos, trafico de armas, trafico de pessoas, prostituição, entre outros.
A violência gerada neste negócio é extremamente elevada, não tenho dados sobre isto, gostaria de saber se alguém tem um numero aproximado de pessoas que morrem todos os anos em decorrencia do tráfico.
Econômico: A quantidade de dinheiro ilegal que movimentam é enorme, somente com cocaína estima-se em 50 bilhões de dólares, este dinheiro é utilizado para outros crimes, como lavagem de dinheiro, corrupção de políticos, advogados, contadores, juízes entre outros.
Outro ponto importante é a falta de cobrança de impostos destes produtos, deixamos de arrecadar bilhões em impostos sobre um produto de consumo.
Político: Imaginem uma organização criminosa influenciando a política, pois temos vários exemplos no mundo, das favelas do rio até em países como Colômbia e Venezuela. Isto é bem retratado no filma Tropa de Elite 2.
As drogas estão em todo lugar e influenciam tudo em nossas vidas
Social: Não vou entrar no debate das pessoas que se destroem usando drogas, de acordo com estudos, somente 15% dos usuários de drogas se viciam ao ponto de desestabilizar suas vidas. A grande maioria dos usuários vive normalmente e usa drogas regularmente. Muitas pessoas não tem consciencia disto, mas grande parte dos usuários utilizam as drogas normalmente como o alcool e não mudam sua rotina, conseguem controlar e separar o uso regular do uso descontrolado da mesma.
Vamos avaliar os aspectos positivos e negativos da liberação das drogas e debatê-los.
Aspectos negativos:

  •  Existe um medo muito grande do aumento imediato do consumo principalmente das drogas leve, como maconha. É bem possível que isto aconteça, com a venda liberada, jovens que ainda não experimentaram poderão vir a utilizar pela primeira vez. No entanto não temos como afirmar que estes jovens, após a primeira experiência voltem a consumir.
  • Aumento do numero de acidentes de transito ou acidentes em decorrência do uso inadequado das drogas;
  • Aumento do numero de problemas decorrentes do acréscimo de usuários, principalmente em família;
  • Aumento dos gastos com saúde em decorrência de um numero maior de usuários;
  • Aumento, provavelmente significativo, do numero de outros crimes como roubo, furtos e etc. Estatísticas provam que um aumento na fiscalização das drogas trazem um aumento no índice de outros crimes pela migração dos criminosos para outras formas de práticas ilegais.
Reparem que a maior parte dos aspectos negativos decorrem do aumento do numero de usuários, no entanto não temos como afirmar que no médio prazo isto venha a ocorrer, em países como a Holanda e Dinamarca isto não ocorreu, mas estes países possuem um alto grau de desenvolvimento humano, não sabemos como seria num país em desenvolvimento e nem tanto com o país subdesenvolvido.
Aspectos positivos:

  • Fim do submundo envolvido no trafico e venda de drogas;
  • Cobrança de impostos elevados sobre a venda de droga, visando suprir o aumento dos gastos com saúde;
  • Controle maior sobre o numero de usuário e estabelecimento de estratégias para as campanhas de conscientização;
  • Fim do dinheiro ilegal que alimenta outras formas de crime. O dinheiro das drogas faz girar um mercado negro de financiamento de corrupção, e outros crimes ligados;
  • Aumento do numero de policias e detetives para os outros crimes em geral, pois atualmente estão ligados ao combate ao tráfico;
  • Fim dos homicídios ligados ao tráfico de drogas;
  • Fim da corrupção dos poderes públicos ligados ao mercado das drogas;
O maior ganho de todos e o mais importante é a liberdade individual de qualquer indivíduo fazer o que quiser de sua vida sem o controle do estado. O estado não pode (JAMAIS, sou mesmo um liberal) interferir na vida privada de cada um. Quando digo isto, me refiro a vida privada, não aquela que influencia a de terceiros. Por exemplo, quando alguém usa drogas em casa, isto diz respeito somente a ele, mas quando este indivíduo usa drogas e sai dirigindo um carro, este interferindo na vida publica da sociedade e saindo de sua vida privada.
Afirmo isto com muita convicção e sei que será tema de muita discussão. A sociedade não pode interferir, nem tomar partido, nem emitir opinião na vida privada dos indivíduos por isto sou a favor da liberação total das drogas e de tudo que possa ser consumido ou vivenciado na vida particular de cada um, porém a liberdade de cada um termina quando interfere na do seu próximo, combinado.
Toda mudança traz pontos positivos e negativos, vamos encontrá-los sempre, precisamos avaliar se os positivos são maiores que os negativos, isto deve ser debatido e experimentado antes de uma decisão final, estou propondo apenas um debate, nada de sociedade alternativa (risos).

2 comentários:

  1. A legalização das drogas parece ser a última tentativa do governo para combater a estrutura complexa e violenta do tráfico, já que todas as tentativas até então fracassaram.O aumento do consumo destas drogas após a legalização, provavelmente, dependerá das campanhas e empenho dos órgãos de saúde para inibir essa prática. Digo isto baseada em dados de pesquisas sobre o consumo de álcool e tabaco. Sengundo relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde)divulgado em fevereiro deste ano, o Brasil está entre os países com aumento do uso excessivo de álcool. O que podemos observar é que não existe campanha para redução do consumo de bebidas alcóolicas, muito contrário a isto, o que assistimos são sucessivas e atraentes propagandas que estimulam o consumo, ou "se beber, não dirija" mas beba. Já o consumo de tabaco vem caindo como resultado do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, uma iniciativa intersetorial e abrangente, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer). Assistimos a campanhas contra o tabaco em diferentes mídias e a retirada das marcas de cigarro de eventos aos quais patrocinavam. Deste modo, o avanço do uso de drogas pode ser contido através de iniciativas semelhantes.Entretanto, o respeito à individualidade alheia é algo que não podemos esperar em nossa sociedade. A maioria dos acidentes fatais com automóveis, por exemplo, está relacionada à ingestão de álcool, por que com uso de outras drogas seria diferente? Liberdade de escolha sem interferência do governo é uma idéia maravilhosa, mas acredito que a maior parte da população não está preparada para arcar com a responsabilidade que esta liberdade implica. Ainda não estou certa de que a legalização das drogas, muito menos a legalização exclusiva da maconha, seja a melhor opção para o Brasil. Precisamos ampliar o debate.

    ResponderExcluir
  2. Sou a favor da legalização da maconha para o consumo pessoal somente dos brasileiros dentro do país fumando em locais fechados, públicos ou privados, com algum tipo de alvará de funcionamento para tal.
    A maconha esta em 12 colocado dentre todas as drogas de risco para a saúde do ser humano. Gostaria de entender qual a diferença, para os Governos, entre a maconha e o cigarro, será uma pressão das Empresas de tabacco para não deixar que isto ocorra? Acho que será uma forma de reduzir bastante o número de traficantes. Vale ressaltar, não sou usuário do produto, apenas acho um boa alternativa no combate ao crime.

    ResponderExcluir