terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Feliz Ano Velho

Este texto foi publicado no ano passado, mas achei interessante coloca-lo novamente no blog. Quanto ao Natal, vou pensar um pouquinho e soltar a bomba na semana que vem. Segue minha maneira de desejar bom fim de ano a todos.

Na verdade o intuito deste artigo é falar um pouco sobre os sentimentos e desejos que surgem sempre ao fim de cada ano e início de outro.
Como um questionador de tudo e principalmente dos padrões sociais, sempre tive muita ressalva nas comemorações natalinas e de fim de ano. Parece-me que trata-se de algo tão enraizado em nossa sociedade e que muitas vezes nunca nos perguntamos sobre porque agimos assim.
Gostaria muito de criticar o Natal, tenho muita coisa para falar sobre esta festa cristã, mas vamos deixar para um outro artigo, pois acho que irá gerar muita polêmica por tocar no assunto “fé” e religião.
Vamos falar sobre o ano novo, sobre os sentimentos de renovação e esperança que todos tem nesta época do ano. As pessoas ligam para as outras, desejam feliz ano novo, falam sobre seus sonhos, sobre uma vida melhor.
Vida melhor? Para que? Se estamos vivendo de forma sensata na busca de nossos sonhos e felicidade, já estamos vivendo no clímax. Quem vive de verdade não precisa de vida melhor; deseja pelo menos que as coisas continuem assim. Sabe por quê? Porque quem vive sua vida com coragem, vive intensamente seus momentos, não os deixam para depois, viveu e vive tudo que poderia, não tem porque ter esperança em nada nem imaginar nada melhor do que o presente. Nada é mais importante que o presente, é nele que vivemos e que podemos mudar e alterar os rumos, somente mudamos o presente, não esqueçam isto.
Este sentimento de esperança numa vida melhor é falso e deve ser abolido de nossa cultura, sempre espera-se a virada do ano para mudar algo, para criar algo, para pensar em algo, e na verdade, deveria ser para avaliação, para calcular a que distância que estamos de realização de nossos sonhos, e sobre se os rumos tomados estão os corretos ou não. Neste momento dever-se-ia ficar triste, alegre ou desapontado com a falta de coragem de buscá-los.
Quem deixa para depois algo tão importante quanto seus sonhos não está preparado para mudar e transformar sua vida, quem espera data para mudar não mudará nunca, para mim isto é muito claro. Um ano novo é somente mais um ano de vida e pronto, se for para comemorar o ano que passou eu concordo, vamos festejar os sonhos alcançados, as realizações, as buscas, as lutas, os momentos de conquistas. Pensando bem, sugiro mudarmos o conceito de ano novo para ano velho e sugerir a vocês que é mais importante comemorar as conquistas que ter esperanças.
Ano novo não deveria ser motivo de alegria e festas, e sim de reflexão sobre o rumo que estamos tomando, na verdade deveríamos fazer isto diariamente e não a cada 365 dias, mas se nossa cultura escolheu este dia, que seja de debate, de questionamentos, de pura filosofia, as festas deveriam ser substituídas por reuniões e análise interior. Estamos buscando nossos sonhos? Que rumo estamos seguindo? E mais importante, estamos fazendo o que para melhorar o mundo a nossa volta?
As festas são justamente para esconder tudo que deveríamos estar buscando, quando há festas há alienação, pois não há reflexão. As festas servem para nos enganarmos, para não analisarmos e percebermos que estamos jogando fora nossas vidas no cotidiano e nos afastando de nós mesmo e dos nossos sonhos.
Quem tem esperança não tem coragem, esperança é para aqueles que não têm coragem para mudar, ou seja, para os fracos; nunca gostei desta palavra, ela não tem uma conotação boa, esperança sugere espera, quem quer alguma coisa precisa ir à luta, precisa batalhar. Ninguém e nada fará as coisas acontecerem por mágica, chega de esperança, precisamos de coragem, esta é a palavra de ordem.
Momentos de alegria deveriam ser diários, se precisamos de uma data para isto, não estamos aproveitando nossas vidas.
Vamos comemorar as conquistas!
Viva o Ano Velho

8 comentários:

  1. Acho que na sua ânsia de questionar, você acaba por esquecer que nem todos vivem o mesmo momento da vida no qual você se encontra.Não porque não estejam correndo atrás dos seus sonhos e objetivos ou porque sejam incapazes,e sim porque simplesmente ainda não alcançaram tudo que desejam e por isso esperam ter um ano melhor.Concordo que as festas são desnecessárias nessa época e que a virada do ano é apenas uma passagem simbólica, mas desejar um feliz ano novo àqueles que ama é só mais uma oportunidade de expressar bons sentimentos e o desejo de que essas pessoas sejam felizes.Para desejar um ano novo feliz não é preciso que o ano "velho" tenha sido ruim, deste modo, se seu ano passado foi perfeito ... UM ANO NOVO TÃO FELIZ QUANTO O VELHO PARA VOCÊ!!!!

    ResponderExcluir
  2. Risos. Beleza, muito bom, estava de mal humor mesmo neste dia.

    ResponderExcluir
  3. o que tem de errado em desejar algo melhor? acreditar que sabe tudo, deve ser um saco. Viver eternamente no climax deve ser pior ainda.

    nem tudo que sonhamos, conquistamos e isso não significava fracasso. Nem tão pouco que desistimos ou não buscamos nossos sonhos e felicidade. Desejar o melhor, não significa que não estou vivendo o presente. Não esqueça disso. falta de coragem não tem nada com isso.

    Eu particularmente, adoro o ano novo. Único dia do ano, que o mundo inteiro (ou a maioria dele) esta na mesma vibração. Esse termo deve ter te incomodado um pouco, não? Mais no fundo é isso mesmo. Todos estão desejando o bem, e com uma esperança que não tiveram durante o ano. A chance de recomeçar. E pra mim isso é muito bonito.

    Corro atrás dos meus sonhos, tento passar por cima dos meus medo, e vivo intensamente cada momento. Gosto de viajar, ler, criar e beber.. E mesmo assim, desejo ser melhor do que eu sou todos os dias. As vezes o meu maior esforço é insufiente no momento, vou desistir? Não. E onde vou encontrar as forças para continuar?? Tenha certeza que é na esperança.

    O nome que damos ao fim de um ano, e inicio do outro sinceramente não me importa. Agora, vc ter um dia para refletir como foi seu ano (sim, as pessoas tem momento de reflexão durante a virada do ano e por isso que elas desejam tanto.

    Eu não sei nada sobre vc, nem te conheço. Mais eu busco muitas coisas, e eu mudo de direção o tempo inteiro... Talvez não pensaria da mesma forma depois de um ano inteiro vivendo e buscando tantas coisas. Já vc pelo visto, busca a mesma coisa. O texto do ano passado continua o mesmo.

    Não gosto de igreja, acredito que devemos fazer o bem por ser o certo e não pq vou pro inferno se não fizer. Fora o fato que encontro minha família no natal, dispensaria essa celebração tb. Quanto a virada do ano, espero que nuca acabe. Quero ter um dia por ano, para refletir sobre o ano que passou, e desejar e muito q meus sonhos se concretizem.

    As pessoas não tem tanto medo quanto vc acha que elas tem.

    Carol

    ResponderExcluir
  4. Carol, adorei seu comentário, não sou dono de verdade alguma e a critica enriquece meu dia, no entanto acho que você cometeu um erro clássico, atacou a pessoa e não a ideia.
    Em filosofia chamamos isto de falácia, ou seja, quando alguém tenta desqualificar os argumentos do outro através da sua pessoa, porém as duas coisas são independentes e não devem ser comparadas. Muitos filósofos eram seres humanos desprezíveis, Francis Bacon era corrupto, Nietzsche sofria muito com seu temperamento arrogante, Schopenhauer vivia bêbado e não conseguia formar uma família. O ponto aqui é que suas ideias devem ser analisadas separadamente, pois são um produto independente, ninguém consegue se livrar da sua cultura e sua formação, portanto todos temos defeitos que não são controláveis o tempo todo, no ultimo livro discutido aqui demonstramos que agimos de forma inconsciente em 99% de nossas ações.
    Entretanto vamos seguir adiante, ninguém aqui acredita que sabe de tudo, tem até um texto anterior, chamado Verdades Absolutas, dê uma lida. As ideias devem ser afirmativas, justamente para provocar a discussão, neste caso consegui, você escreveu um belo texto critico de minhas ideias, ótimo.
    Particularmente adoro a festa de Ano Novo, adoro quando todos estão na mesma “Vibração”, mas o que discutimos não é isto, é a esperança. Discordamos também quanto ao “Bem”, para mim não existe o “Bem”, pelo simples fato de não existir moral. A moralidade é construída pelo tempo, portanto é temporal e ilusória, não pode haver verdade nela.
    O texto não contem nenhuma ideia de valor, portanto não vejo nenhum problema em repeti-lo, o texto fala de coragem, portanto as buscas podem ser outras em relação ao ano passado, em nenhum momento falei das coisas que busco, então não diga que busco as mesmas coisas de sempre, novamente está atacando a pessoa e não seus argumentos. Sejamos gerais e não particulares.
    Bem, obrigado pela critica.

    ResponderExcluir
  5. O seu texto é muito bom, desde que façamos uma leitura desprendida de nossos preconceitos (cultural enraizados) sobre O ANO NOVO, formados por gerações e gerações. Caso não façamos este tipo de leitura, seu texto apresenta muitas colocações de idéias absolutamente deterministas. Digo mais, você generaliza muito, e toda generalização é injusta.

    ResponderExcluir
  6. Toda generalização é injusta quando a trazemos para o particular. O ser humano comete sempre este erro, não consegue analisar as coisas sem ele. Deixe os argumentos sempre no geral que não tem erro, não se veja em suas ideias, pense no todo.

    ResponderExcluir
  7. Trinta e um de dezembro é uma data em que se comemora o Silvestre (Dia de São Silvestre) e 1 de janeiro uma em que se comemoram o Ano-Novo ou o Basílio (Dia de São Basílio). Seus respectivos adjetivos são "SILVESTRINO" e "BASILIANO" ou "BASÍLICO". Um Revelhão é um período que vai das 18h de 30 de dezembro às 5h59 de 2 de janeiro. Um Luau é um período que vai das 18h de sexta-feira às 5h59 de segunda-feira. A virada do ano é considerada um santiamém em que a Terra está dando uma volta completa em torno do Sol.

    ResponderExcluir