quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

As Aventuras de João



Em uma vez um marido exemplar que morava numa grande cidade, no centro do mundo, seu nome era João, sua vida era trabalhar e cuidar da família, na verdade sua vida era bem atarefada, vivia entretido com sua rotina diária de afazeres no trabalho e com sua família a noite.
João tinha uma rotina tão bem definida que não lhe sobrava tempo para mais nada, muitas vezes pensava nas viagens que queria fazer, nas aventuras inexploradas, nos desejos particulares e sonhos ainda não realizados, mas sua vida não lhe permitia, tinha muitas responsabilidades, e elas ocupavam praticamente todo o seu tempo.
Dentro deste contexto de rotinas intensas, sua vida se tornou muito racional, o cotidiano funcionava sem ele precisar pensar muito, seu inconsciente já fazia suas tarefas, muitas vezes, sem nem ele mesmo ter consciência do que estava fazendo. A rotina impôs a ele uma vida onde suas emoções foram reprimidas e quase esquecidas.
Um dia aconteceu algo que paralisou sua vida e que o abalou, estes momentos são marcos em muitas vidas, em outras são apenas passagens, mas João sentiu o baque, desta vez o abateu profundamente.
Acordou bem cedo, deu beijos nas duas filhas lindas e amorosas, e em sua esposa e partiu para o trabalho. Naquele dia nevava muito, ele morava nos arredores da cidade e diariamente tinha que perfazer um trajeto de aproximadamente 20km até o centro da cidade onde ficava, durante o trajeto seu carro derrapou e ele foi arremessado para fora da estrada abruptamente.
Até hoje ele não sabe exatamente o que aconteceu, mas no segundo seguinte ele estava sentado ao lado de uma velhinha muito abatida que em silencio aguardava algo acontecer em frente a uma porta branca. Ficaram assim durante uns bons 30 minutos, como a senhora não tirava os olhos da porta ele esperou até acontecer algo, após este tempo ele ficou intrigado com tudo que tinha acontecido e perguntou o que era aquilo tudo e o que estavam fazendo ali.
Então a senhora o olhou profundamente e disse:
- sabe eu não sei o que você está fazendo aqui ao meu lado mas me pediram para aguardar um anjo entrar pela aquela porta e me contar o que devo fazer de minha vida lá na terra, tenho muito medo de viver, tenho medo de tudo, vou a igreja diariamente e pedi a Deus em meus sonhos que me mostrasse um caminho ou me trouxesse para junto dele.
João achou aquilo tudo muito estranho, não acreditava em Deus, mas achou intrigante a história da senhora e continuou ouvindo:
- tenho uma vida na terra que não me traz mais alegrias, vivi honestamente toda a minha vida, trabalhei, criei 3 filhos, nunca trai meu marido, nunca o amei mas sempre o respeitei, minha vida foi marcada pela rotina e nunca tive tempo para mim, acho que era feliz. Mas a monotonia me deixou sem esperanças e depois de tanto tempo não queria mais viver, me sentia sozinha ao redor de pessoas que estavam mais interessadas nos seus próprios problemas. Perdi a vontade de viver.
Neste momento João sentiu uma grande semelhança em sua vida e começou a questionar e comparar com seu momento: será que ele amava mesmo sua esposa, ou teria casado por conveniência, ele gostava mesmo de seu trabalho, ou era uma fuga para esquecer seus sonhos (sabe, viver nossos sonhos demandam muita coragem e determinação, isto cansa muito). Na verdade ele não sabia quais eram seus sonhos, ele não tinha tempo para sentir o mundo a sua volta, sem isto jamais se conheceria de verdade. Vivia uma vida padrão para ser aceito, não importando o que ele realmente queria.
Sua vida racional, rotineira e padrão o fazia esquecer de viver, ocupava o tempo com isto e aos poucos fugia de si mesmo, deixava de curtir suas emoções, desejos e sonhos e assim a rotina o tornava mais um robô, autômato, que repete o comportamento geral.
João sentiu neste momento uma angustia muito grande, passou sua vida ouvindo sua razão, inibiu suas emoções como pode, então percebeu algo que o mudaria para sempre, se ele tivesse outra chance, ouviria mais seus sentimentos, pois somente através deles conseguiria desvendar seus sonhos, neste momento ouviu uma voz no além: -sem vivermos nossos sentimentos jamais poderemos nos conhecer, seja feliz ou triste, ame ou tenha raiva, alegre-se ou chore, sinta o mundo João. Esta frase o marcou muito.
Após esta reflexão João foi acordado por um policial a beira da estrada, tinha batido numa arvores e teria ficado inconsciente por 1 hora. E agora João, o que será de sua vida? Teve um sonho louco, não diria divino, mas que o colocou em conflito com a vida que levava. Terá João coragem para viver seus sonhos? Viver intensamente seus sentimentos?
João percebeu outra coisa, sua vida era cinzenta, sua rotina o afastava de si mesmo e a história que tinha escrito até aquele momento não tinha as cores que gostaria de pintar, ele queria, no fundo, lambuzar-se todo com todas as cores que pudesse, queria pintar sua vida com as emoções pois sem elas jamais se conheceria de verdade.
Seja bem-vindo João a um mundo novo, cheio de possibilidades, sem caminhos certos a seguir, mas com páginas em branco para preenchê-las da forma que quiser, coragem para viver suas emoções, elas são a porta para transformar o mundo a nossa volta.
O MUNDO É A REPRESENTAÇÃO DE NOSSAS VONTADES.