quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Fim da Astrologia

Finalmente algum cientista corajoso resolveu colocar um fim nesta estupidez.
Vamos explicar melhor o fato, de acordo como foi publicado na revista Veja desta semana, o astrônomo Parke Kunkle provou que o alinhamento dos astros quando foi formado o zodíaco há 3.000 anos atrás, muda e não é mais o mesmo atualmente, segue um resumo:
1) Para determinar cada signo, observa-se qual é a constelação alinhada com o trajeto aparente do sol no céu. Os astrólogos antigos observaram que o sol faz um círculo em torno da terra durante um ano (depois, descobriu-se que é o contrário) e que em cada período ele aparentemente coincide com uma constelação no universo. As pessoas têm signo referente ao conjunto de estrelas alinhado com o sol na data em que nascem;
2) Astrônomos, porém, afirmam que a relação feita entre as datas não é mais correta. A posição do eixo da terra mudou devido a força gravitacional do sol e da lua. Ao fenômeno, dá-se o nome de precessão. Tal oscilação faz um círculo do eixo, que realiza uma volta completa, retornando ao ponto inicial a cada 26.000 anos. Como consequência, o ponto de vista terrestre em relação ao cosmo é alterado constantemente;
3) A precessão desloca as estrelas em relação ao trajeto aparente que o sol faz no céu que vemos a olho nu. Assim, alteram-se as datas de alinhamento de cada signo e outra constelação deveria ser incluída no zodíaco, a de Serpentário.
Novo quadro de signos descoberto pelo astrônomo americano Parke Kunkle:


A histórica do zodíaco começou a aproximadamente 300 séculos atrás quando o homem era esmagado pelo imensidão do firmamento e em meio a escuridão não sabia explicar nem decifrar aquela infinidade de estrelas. Em pleno século XXI, com todas as ferramentas racionais que temos a humanidade ainda se deixa escapar, magnetizar e intrigar pela astrologia.
Imaginem agora como ficaram os astrólogos, terão que explicar a seus seguidores que eles não são mais de câncer e sim gêmeos. Realmente não queria estar na sua pele agora. Desde que foi publicado o artigo há 2 semanas muita coisa aconteceu. O pior é que depois de publicado o estudo, provado cientificamente, tem pessoas que não aceitam e dizem que não vão mudar de signo, e os astrólogos não sabem o que dizer, muitos estão calados esperando para ver.
Se a astrologia tinha alguma verdade, porque não passava em nenhum teste de aferição empírica? Os testes empíricos anunciam de forma direta e transparente a realidade e suas fragilidades. Como exemplo temos uma citação de Charles Darwin “apresentem-me um único ser vivo que não teve antepassado e toda minha teoria pode ser jogada no lixo”, agora imaginem um astrólogo falando “Apresentem-me uma única previsão astrológica que não tenha se concretizado e rasgo meus mapas astrais”.
Parece mesmo que temos um problema psíquico para acreditar nestas coisas, de acordo com o psicanalista Paulo Gaudêncio, o homem busca o sobrenatural, mesmo quando sabe que ele não existe e prefere acreditar no mágico, no divino e na fantasia do que optar para uma zona de conforto.
Vamos parar de olhar constantemente para o céu e tomar coragem para perceber que a vida é na terra, aqui e agora.

2 comentários:

  1. Um bom texto que elucida sobre a ingênua crença em Astrologia.

    ResponderExcluir
  2. Bom, acredito que muita gente que acompanha esporadicamente seu signo, não tem informação sobre essas alterações [achei por acaso], e vão acreditar nas datas anteriores, até mesmo mudá-las vai trazer uma divergência muito grande, eu trabalho com personalização, qual representação coloco na representação de uma data que houve mudança, vai fundir a cabeça e talvez não tenha uma boa aceitação por parte do cliente [por achar que eu estou errado, se eu vir a colocar a data anterior].
    Quem pode me responder sobre essa colocação,
    grato
    Edilson Leite
    ei.expressoesimpressa@gmail.com

    ResponderExcluir